Política Titulo
PMDB decreta a manutenção de comissões provisórias
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
16/09/2011 | 07:11
Compartilhar notícia


Marcada para ocorrer dia 24, a convenção do PMDB estadual, convocada a constituir novo diretório após a dissolução do comando da sigla em dezembro, foi cancelada a pedido do presidente nacional do partido, Valdir Raupp. Por consequência, a reformulação de cerca de 100 diretórios municipais de São Paulo que sofreram processo de intervenção, programada para a mesma data, também foi cancelada e a legenda continuará gerida por comissões provisórias pelo menos até a eleição de 2012.

São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra estão incluídas na diretriz. Os quatro diretórios foram dissolvidos pela executiva estadual do PMDB no meio do ano, sendo substituídos por comissões provisórias nomeadas pelo comando paulista. Na maioria das cidades, a executiva dissolvida pertencia à ala ligada ao ex-governador e mandatário da sigla no Estado, Orestes Quércia, morto em dezembro, e que foi substituído pelo deputado estadual Baleia Rossi, ligado ao vice-presidente da República, Michel Temer.

Em Mauá, o cancelamento da convenção garante a candidatura da deputada estadual Vanessa Damo a prefeita em 2012. Em junho, sob a ameaça de ter de disputar prévias ao Paço com o então presidente municipal do PMDB, Paulo Bio (aliado histórico de Quércia), a parlamentar, colega de Baleia na Assembleia, encabeçou a intervenção ao diretório - seu marido, José Carlos Orosco Júnior, foi nomeado comandante da comissão provisória.

Na segunda-feira, quercistas do Interior e da Grande São Paulo foram a Brasília e entregaram a Valdir Raupp ofício que pede a anulação dos atos da comissão provisória estadual e o cumprimento do estatuto do partido, sob a ameaça de abertura de processo judicial, o que poderia aumentar ainda mais a instabilidade do PMDB para a eleição.

O artigo 42 do documento versa que "no município onde tiver ocorrido dissolução, a executiva estadual nomeará comissão provisória, a qual incumbirá organizar e dirigir a convenção, que será realizada dentro de 90 dias", prazo que é ignorado com a conivência da estadual e da nacional.

 

Com Temer, Vanessa apresenta Saulo como candidato a prefeito

 

Em Brasília, onde se encontrou com Michel Temer ontem, Vanessa Damo não quis comentar o cancelamento da convenção do PMDB em Mauá. Orosco, por sua vez, alegou que segue orientação da executiva nacional transmitida à estadual, que repassou a posição aos municípios. "O entendimento é o de que a convenção não viria no melhor momento."

Para mostrar força no partido, a deputada, coordenadora regional da sigla, convidou o vice-presidente da República para ato de filiações marcados para o dia 1º, nas Câmaras de Ribeirão Pires e Mauá.

Na Capital Federal, Vanessa apresentou a Temer os vereadores Edgard Grecco (Mauá, na iminência de ser expulso do PDT) e Saulo Benevides (Ribeirão Pires, ex-PV) como novos filiados ao PMDB. O segundo, inclusive, com o aval para ser o candidato do partido a prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;