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Na pista com o Porsche 911 Carrera S
Vagner Aquino
Enviado a Indaiatuba (SP)
25/04/2012 | 07:00
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André Henriques/DGABC


Acordar às 5h30 não é tarefa fácil. Mais difícil ainda é enfrentar o trânsito no horário de pico pelas avenidas da Capital e região.

Esta seria uma situação incontestavelmente insuportável não fosse o objetivo final: testar o novo Porsche 911 Carrera S.

O local é a pista da fazenda Capuava, no interior paulista, onde já dirigimos vários modelos - principalmente de um ano para cá. Mas desta vez é diferente. O cenário condiz com a proposta do veículo, que chega ao Brasil pela bagatela de R$ 639 mil. Vale ressaltar que a versão conversível custa R$ 699 mil e, pela primeira vez, aterrissa por aqui paralelamente à variante cupê.

Ambos prometem economia de 16% de combustível em relação ao modelo anterior, mérito do sistema Start/Stop, que desliga o motor em pequenas paradas.

Cerca de quatro horas depois de sair de casa, chegamos ao local. No caminho entre a portaria e o estacionamento, já era possível ouvir o ronco dos motores. A pressa era grande para se apoderar da máquina.

Sem rodeios, é hora de me aproximar do carro. "Aquele branco, ali", aponta o assessor da Porsche.

Antes de entrar, alguns minutos de contemplação. As linhas arredondadas do cupê (criadas nos anos 1960 por Ferdinand Alexander Porsche, que morreu no início do mês) ao mesmo tempo que nos remetem à nostalgia - mantendo a essência da primeira versão, datada de 1963 - trazem alta dose de modernidade. Segundo a marca alemã, 90% dos componentes foram modificados.

Após breve explicação, lá vamos nós enfiar o pé no acelerador.

Ao virar a chave - do lado esquerdo do volante, como em toda a gama Porsche - o sonzão do Boxer 3.8 invade a cabine, impossibilitando qualquer tipo de conversa que não seja na base do grito.

A primeira volta, ainda deixando o câmbio PDK de sete marchas trabalhar sozinho, serviu apenas de entrada para o que viria por aí.

Plus empolga ainda mais

Depois de sentir o torque (e que torque!) de 44,9 mkgf a 5.600 giros e toda a estabilidade do modelo - auxiliada pelo novo sistema de suspensão - é hora de abusar da potência.

Os 400 cv extraídos pelo bloco resultam em velocidade final de 302 km/h. Ao fim da primeira reta, já passávamos dos 200 km/h...

De volta às curvas, é hora de adequar-se ainda mais à ideia de esportividade, trocando de marchas por meio das borboletas atrás do volante e pressionando o botão Sport no console central, cuja função é deixar o carro ainda mais esportivo.

Mas isso é possível? Sim! Uma vez selecionado, além de endurecer a direção e dar mais agilidade às trocas de marcha, o modo eleva o ronco que sai pelos dois escapamentos, tornado-o ainda mais grave.

Da terceira volta em diante, já com trocas de marcha feitas pela alavanca de câmbio (saboreando cada solavanco) selecionamos o modo Sport Plus. Com ele, o piloto - ops! o motorista - ganha rapidez nas respostas do volante e conta com freios mais sensíveis.

Nessa hora, o ponteiro do velocímetro já havia sido esquecido e o trabalho passou a dar lugar à diversão.

Segundo a Porsche, 50 felizardos colocarão um 911 Carrera S na garagem neste ano e outros 15 optarão pela versão conversível. Como dizem por aí, ‘isso é para poucos'.




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