Política Titulo
Plano de Auricchio para Assembleia Legislativa agita ambiente político
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
25/02/2009 | 07:03
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O ambiente político de São Caetano está agitado e a movimentação será intensificada a partir das próximas semanas até as eleições do ano que vem. Isso porque os potenciais candidatos a deputado estadual da cidade se animaram com a pretensão do prefeito José Auricchio Júnior (PTB) lançar um pleiteante de seu grupo à Assembleia Legislativa em 2010.

Um dos principais políticos que podem entrar na lista de análise do petebista é o vereador Paulo Pinheiro, que está em seu quarto mandato consecutivo na Câmara. O fator preponderante que o coloca entre os favoritos é seu histórico de votações expressivas, inclusive quando tentou uma cadeira no parlamento estadual, em 2006.

Em 2004, foi o vereador mais votado do município ao obter 3.676 votos. Dois anos depois, não obteve êxito no pleito para deputado estadual, mas conquistou 17.103 votos somente em São Caetano, sendo novamente o líder de adesões da cidade - em todo o Estado recebeu 21.969 votos. No ano passado, foi o primeiro colocado na chapa petebista de candidatos ao legislativo ao alcançar 4.440 votos.

Mesmo com a tábua de votação a seu favor e uma rejeição que beira a nulidade, Paulo Pinheiro evita comentários otimistas acerca de ser o possível escolhido. "Vamos aguardar o pronunciamento do prefeito."

O vereador Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão (PSB), pega carona na ascensão de seu partido nos últimos quatro anos e diz que continuará trabalhando para ser o indicado. Com 2.104 adesões, o socialista foi o quinto mais votado entre os 12 eleitos no ano passado.

Após o pleito de outubro - de quebra o PSB fez a segunda maior bancada da Casa, com dois vereadores, perdendo somente para o PTB, com cinco -, Sidão não esconde o anseio de desenvolver ainda mais a legenda na cidade. "Observamos a predisposição do prefeito Auricchio com bons olhos. Mas se não for o escolhido, estaremos no apoio do indicado, porque sou homem de grupo."

Outro integrante do Legislativo que demonstra vontade e força para pleitear a indicação de Auricchio é o presidente da Câmara, Gersio Sartori (PTB). O vereador é um dos mais experientes da Casa, atuando em seu quinto mandato, e já expressou a ambição de "voos mais altos" em sua carreira. Mas pondera: quaisquer que sejam os próximos passos a serem dados tem de haver "consenso".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;