Internacional Titulo
Pastrana prorroga prazo de vigência de área desmilitarizada
Das Agências
31/01/2001 | 12:48
Compartilhar notícia


O presidente colombiano Andrés Pastrana anunciou nesta quarta-feira a prorrogação até ‘‘o final da presente semana’’ da vigência legal da zona de desmilitarização do Sul do país e propôs reunir-se com o chefe da guerrilha das FARC, Manuel Marulanda (’Tirofijo’), para tentar desbloquear o plano de paz.

‘‘Colombianos: decidi prorrogar a zona de desmilitarização até o final da presente semana, com o propósito de realizar a reunião que estou propondo a Manuel Marulanda e que, tenho confiança, nos servirá para definir com clareza se continuamos com o diálogo e a negociação’’, declarou Pastrana em um discurso veiculado por todos os meios de comunicação.

‘‘Naturalmente, tenho fé de que a conclusão à qual chegaremos será de continuar e avançar com o processo de paz e assim prorrogar a zona desmilitarizada, de forma tal que nos permita continuar avançando no processo com tranqüilidade’’.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, marxistas) ‘congelaram’ unilateralmente o diálogo em 14 de novembro passado, alegando que o Governo não combate de maneira eficiente os paramilitares de ultradireita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;