Turismo Titulo
Caxias abre Festa da Uva neste mês
Fabiana Chiachiri
Da Redaçao
09/02/2000 | 19:33
Compartilhar notícia


   De 18 de fevereiro a 5 de março, a cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, vai se transformar para receber um dos maiores eventos folclóricos do Sul do país. Trata-se da Festa da Uva 2000, que este ano está em sua 23ª ediçao. Ela será realizada no Parque de Exposiçoes.

Com o tema O Trabalho e os Dias de Um Povo. Venha Ver e Festejar, a cidade estará fazendo uma homenagem aos 125 anos da imigraçao italiana no Rio Grande do Sul. O centro das atençoes, como é de se esperar, é a uva, que deverá enfeitar o centro da cidade e as vitrinas das lojas.

Como se nao bastasse, cerca de 160 toneladas da fruta serao distribuídas gratuitamente aos visitantes. Um dos grandes atrativo da Festa da Uva continua sendo os tradicionais desfiles de carros alegóricos, que atraem milhares de visitantes a Caxias do Sul.

Os desfiles - ao todo serao seis apresentaçoes realizadas no centro da cidade - exaltarao o passado, o presente e o futuro. Para tanto foi realizado um concurso de projetos, que selecionou 15 carros. O primeiro desfile será realizado na abertura da festa, no dia 18, às 16h. Os outros ocorrerao nos dias 20 de fevereiro, às 16h; 23, às 20h; 27, às 16h; 1º de março, às 20h; e 4, às 18h.

Na Festa da Uva deste ano serao realizadas diversas atividades que deram certo nos últimos eventos. Uma das mais esperadas é a IV Olimpíada Colonial, com provas de resistência (amassamento de uva, arremesso de queijos e concurso de serrar lenha), provas de velocidade (corridas de trator e de carrinhos de mao) e jogos de bodega (carteado).

No evento acontecem também as tradicionais gincanas culturais, que prometem agitar as ruas de Caxias do Sul e contam com centenas de participantes. O projeto Tirando o Pó tem como objetivo incentivar os moradores da cidade a decorar as casas com motivos coloniais e históricos. As melhores produçoes sao avaliadas e premiadas.

Grupos de teatro e dança locais também estarao presentes na festa, mostrando suas artes. Já o calendário esportivo do evento reúne competiçoes de cerca de 40 modalidades diferentes, que devem atrair atletas de toda a regiao.  

A ascensao econômica iniciada com o cultivo da uva, que elevou a Serra Gaúcha à condiçao de segundo pólo metal-mecânico do país, voltará a ser tema de exposiçoes durante a festa, na 17ª Feira Agroindustrial. Mais de 300 empresas estarao expondo o que de melhor se produz na regiao.

A feira, cuja primeira ediçao data de 1954, leva ao conhecimento dos turistas os melhores vinhos do país, os últimos lançamentos da moda têxtil, novidades das indústrias de plástico, metalurgia, madeira e informática, além de vários serviços.

De segunda a sexta-feira, o parque ficará aberto das 13h às 23h; aos sábados, das 10h às 23h; e aos domingos, das 9h às 22h. De segunda a quinta-feira, o ingresso de acesso ao parque custa R$ 3 por pessoa; de sexta-feira a domingo, R$ 5. O Parque de Exposiçoes fica na rua Ludovico Cavinatto, s/n, Caxias do Sul. Mais informaçoes podem ser obtidas pelo telefone (0XX54) 207-1133.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;