Economia Titulo
Consumo consciente
na pauta do Procon
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
01/10/2011 | 07:30
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Antes de se preparar para ir ao supermercado é importante matar a fome. Esta é uma das orientações de consumo consciente que o Procon de São Paulo publicou em sua cartilha Como fazer uma boa compra nos supermercados. Segundo a entidade de defesa ao consumidor, comer antes de sair para as compras contribui para que os consumidores não gastem além do necessário.

A cartilha tem várias orientações para a hora de comprar, com analisar os preços dos produtos e como avaliar as formas de pagamento. Também há dicas sobre as promoções e fracionamentos de alimentos e informações pontuais sobre segmentos de produtos que contribuirão para que o consumidor não se torne vítima do mercado e gaste além da conta.

Os interessados podem pegar, gratuitamente, o manual nos postos de atendimento do Procon. Também é possível baixar o material pelo site da entidade no link www.procon.sp.gov.br/noticia.aspid=2406.

"Como cada vez mais vem crescendo o volume de consumo e o poder de compra das classes de menor renda, também faz parte do nosso papel incentivar o melhor consumo", disse o assessor técnico do Procon-SP Carlos Alberto Nahas. "É primordial mostrar como funcionam as coisas na hora das compras, haja vista que algumas pessoas desconhecem."

CUIDADOS - A primeira orientação do Procon-SP é que o cliente avalie a necessidade da família e faça lista de produtos que se enquadram nesta demanda. Assim as chances de gastos desnecessários são reduzidas. "É importante fazer uma lista e ter disciplina no supermercado", disse o especialista em finanças pessoais André Massaro. Ele afirmou que as empresas preparam as gôndolas e a disposição dos produtos de forma que o consumidor seja seduzido a comprar. "E quanto mais tempo você ficar dentro do mercado sem objetivo, mais você vai gastar por impulso."

Os supermercados, e as empresas que têm seus produtos à venda nesses estabelecimentos, investem pesado em marketing, destacou. "Eles contratam vários profissionais especialistas para isso", acrescentou Massaro, ressaltando que muitas vezes o consumidor é seduzido pela imagem ou na ocasião que olha para o produto, e leva para casa algumas coisas desnecessárias. Depois de listadas as compras, o Procon-SP indica pesquisar em encartes e panfletos das redes varejistas os preços, o que abre a margem ao consumidor para antecipar o valor a ser gasto e não ultrapassar o limite necessário.

 

No meio das gôndolas a solução é comparar

Mesmo com a lista de produtos na mão, o consumidor deve ter uma calculadora para comparar os preços e as quantidades dos produtos, orienta o Procon-SP.

Algumas vezes é possível encontrar, por exemplo, pote de achocolatado com 400 g, por R$ 3,50, e um de 600 gramas da mesma marca por R$ 4. Mesmo mais caro, o recipiente maior tem o produto mais barato, tendo em vista que o consumidor pagaria R$ 0,66 a cada 100 gramas, enquanto gastaria R$ 0,87 no menor.

Quanto as marcas, verificar qual é a fábrica dos produtos pode gerar economia no bolso. Isso porque algumas empresas fabricam os mesmos materiais, nas mesmas quantidades, mas para marcas diferentes, que têm preços distintos. A entidade destaca que a pressa é a inimiga do consumo consciente.




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