Internacional Titulo
Iraque quer acordo global na ONU, diz Saddam Hussein
Da AFP
04/09/2002 | 14:51
Compartilhar notícia


O presidente iraquiano Saddam Hussein reafirmou nesta quarta-feira que seu país desejava um "acordo global" dos conflitos no âmbito da ONU, para conseguir a suspensão das sanções que afetam Bagdá.

"Desejamos chegar a um acordo global que possa levar à suspensão do embargo, em função das resoluções do conselho de segurança da ONU", disse o presidente iraquiano, cujo país se acha sob a ameaça de um ataque americano.

"O que se aplica ao Iraque (resoluções) também deve se aplicar a ela (ONU). O Iraque honrou suas obrigações enquanto ela não honrou as suas", disse Saddam Hussein, citado pela agência oficial INA.

O presidente iraquiano formulou estas declarações ao receber em Bagdá o presidente do parlamento do Iêmen, Abdalá Al Ahmar.

Bagdá afirma ter "cumprido com todos os seus compromissos" em relação à ONU, por exemplo quanto ao desarmamento, e insiste em uma suspensão das sanções que sofre desde a invasão ao Kuwait pelas tropas iraquianas em agosto de 1990.

O Iraque afirma ter destruído seu arsenal de armas de destruição em massa, mas a ONU não pode suspender as sanções sem comprovar a sua eliminação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;