Internacional Titulo
Dissidente é obrigado a admirar o 'progresso' de Pequim
Do Diário do Grande ABC
29/10/1999 | 19:11
Compartilhar notícia


O preso mais famoso da China, Xu Wenli, teve direito a uma "visita" a Pequim de ônibus, destinada a fazê-lo admirar as transformaçoes da capital no cinquentenário do regime comunista, informou sua mulher nesta sexta-feira.

"Xu Wenli foi obrigado a admirar os novos bairros de Pequim durante quatro horas junto com outros presos, mas se negou a abrir os olhos, porque estava doente e nao queria sair do cárcere", disse He Xintong.

Segundo ela, Xu Wenli sofre de hepatite e nao recebe os cuidados adequados. "Nao foi lhe dado nenhum remédio desde que entrou na prisao de Yanqing (noroeste de Pequim). Devo dá-los eu mesma", se queixou He.

Xu Wenli, 56 anos, foi condenado em dezembro de 1998 a 13 anos de prisao por "tentativa de subversao", por ser um dos mais destacados impulsionadores do clandestino Partido Democrata Chinês (PDC).

O "passeio" de ônibus foi a 19 de outubro, menos de três semanas depois das comemoraçoes da festa nacional chinesa, a 1 de outubro. Estas comemoraçoes foram precedidas de trabalhos de modernizaçao e de embelezamento do centro da capital, transformada em modelo dos progressos do comunismo chinês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;