Economia Titulo Programa Verde Amarelo
Multa de 10% do FGTS paga ao governo em demissão é extinta
Do Dgabc.com.br
13/11/2019 | 07:25
Compartilhar notícia


A MP (Medida Provisória) que cria o Programa Verde Amarelo também acaba com o adicional de 10% da multa rescisória sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pago pelas empresas em caso de demissão sem justa causa.

O adicional foi criado no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com a finalidade de bancar rombo deixado pelos planos econômicos Verão (1989) e Collor I (1990). Em 2013, no governo Dilma Rousseff (PT), ela vetou proposta de excluir a cobrança. Hoje, as empresas pagam 50% de multa nas demissões: 40% ficam com o trabalhador e os outros 10% vão para os cofres da União, que repassa os recursos à administração do fundo.

Por ano, esses 10% correspondem a R$ 5,4 bilhões pagos pelas empresas. O fim do adicional da multa não diminui o quanto o trabalhador recebe. Representa alívio às firmas e, ao mesmo tempo, pode reduzir custos do empregador ao demitir funcionário sem justa causa.

(com Estadão Conteúdo) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;