Política Titulo Conjuntura
PT comemora candidatura do PSDB

Chapa tucana ao Paço de Sto.André tiraria votos do prefeito Aidan Ravin

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/11/2011 | 07:45
Compartilhar notícia


A oficialização da pré-candidatura própria do PSDB, com o vereador Paulinho Serra, à Prefeitura de Santo André mobilizou os bastidores das duas principais frentes colocadas no processo eleitoral: PT e PTB. No cenário político, a consolidação do voo solo tucano é exaltada por petistas pela avaliação de que a empreitada tiraria apenas votos do prefeito Aidan Ravin (PTB), que disputará a reeleição. Por outro lado, preocupação petebista, tendo em vista que o partido busca aliança com o PSDB.

O presidente municipal do PT, Luiz Turco, se mostrou satisfeito com a deliberação de Paulinho por parte do diretório municipal, analisando que o projeto é importante para a cidade. "É novidade legítima, assim como o Carlos Grana (pleiteante do PT). É alternativa a mais para a população, ampliando a democracia. Além de que com o Paulinho enriquece o debate", argumentou, acrescentando que, diante do cenário, "dificilmente alguém leva no primeiro turno".

Devido ao perfil do eleitorado de Paulinho, com reduto na região central da cidade e aproximação da classe média, a candidatura tucana, na etapa inicial do pleito, não entra em embate direto com o PT. Inclusive em função das características do parlamentar, que foi o vereador mais votado em 2008 e representa nicho distinto do angariado pela oposição, o PT tentou articular para que Paulinho deixasse o PSDB rumo a um partido aliado e ingressasse como vice na chapa de Grana - o vereador rejeitou a proposta.

Segundo o mandatário do PSDB local, Ricardo Torres, o foco tucano com a aprovação da candidatura se projeta para vencer a eleição, sem se preocupar com outras conjunturas. "Nossa linha direciona para lançarmos o Paulinho. Pode ser avaliação petista (de subtrair sufrágios governistas), só que não é relevante para nós. Ao PSDB resta trabalhar para engrossar o caldo de raia própria." O ninho tucano deve homologar a empreitada em convenção municipal em maio.

Torres descartou hipótese de retirar a candidatura tucana para possível união com o PTB, apoiando Aidan desde a primeira etapa do processo. "Não cabe cogitar adesão ao projeto petebista. Isso não existe. A partir de ontem começamos construção para divulgar o nosso candidato."

Paulinho considerou que o objetivo principal e singular é oferecer nova alternativa em Santo André, de mudança real de gestão. "Benefício que vejo é de dar opção, melhor proposta em termos de plano de governo. Além do eleitorado, favorece ao PSDB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;