Internacional Titulo
Putin e Yushchenko mantêm cordialidade em primeira visita à Rússia
Da AFP
24/01/2005 | 19:49
Compartilhar notícia


O novo presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, realizou nesta segunda-feira sua primeira visita ao exterior, na perspectiva de estabelecer relações 'diferentes' com seu poderoso vizinho após as tensões provocadas pela 'revolução laranja'. "Quero ressaltar que esta é a minha primeira visita ao exterior como presidente. É um sinal de grande respeito por nossas relações mútuas", declarou Yushchenko no início de seu encontro com o colega russo Vladimir Putin.

"Insisto em que sempre consideramos, e continuaremos considerando a Rússia como nosso parceiro estratégico eterno", acrescentou o presidente recém-empossado. Por sua vez, Putin qualificou de "ótimo sinal" as declarações de Yushchenko, e afirmou que as relações entre Kiev e Moscou "se desenvolverão progressivamente".

"Esperamos poder manter com a Ucrânia uma relação de confiança", acrescentou o presidente russo, afirmando que Moscou não atuava de maneira oculta nos países da ex-União Soviética, "incluindo a Ucrânia". Putin insistiu em que a Rússia "fez apenas na Ucrânia o que lhe foi pedido pelo poder em funções", referindo-se ao governo do ex-presidente Leonid Kutchma e à ingerência de seu país no recente processo eleitoral ucraniano.

Antes de chegar à capital russa o novo presidente ucraniano nomeou como primeira-ministra interina a parlamentar Yulia Timochenko, uma mulher carismática e radical que não agrada Moscou. A candidatura de Timochenko será apresentada em breve ao Parlamento, revelou um porta-voz, e segundo o presidente da instância legislativa, Volodymyr Litvin, os deputados devem aprová-la.

"Nossas relações podem ser diferentes e melhores. Moscou e Kiev devem superar os mal-entendidos para trabalhar nas relações estratégicas bilaterais", frisou Yushchenko antes de chegar ao Kremlin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;