Nacional Titulo Primeira etapa do exame
Foto com proposta da redação do Enem vaza minutos após início da prova

Inep confirmou que a imagem é real, mas diz que vazamento não prejudica andamento do exame

03/11/2019 | 16:52
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Minutos após o início do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 já circulava nas redes sociais a imagem da página com a proposta da redação. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela aplicação da prova, confirmou que a imagem é real, mas diz que o vazamento não prejudicou o andamento do exame.

"O Inep informa que é real a imagem da prova do Enem 2019 que circula nas redes sociais. É importante esclarecer que a divulgação, que ocorreu após o início da aplicação, não prejudicou o andamento do exame. Todos os participantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam nos locais de prova", disse o órgão em nota.

"Os órgãos competentes já foram acionados pelo Inep para identificar a origem e o responsável pela divulgação da imagem", completa.

O edital do Enem prevê que, após entrar no local de prova, o candidato não possa usar celular ou qualquer dispositivo eletrônico. Os portões do local de prova fecharam às 13h e o exame teve início às 13h30. Cerca de 30 minutos depois, a foto com a página da redação já circulava nas redes sociais.

CONTEÚDO

As questões do primeiro dia do Enem abordaram diversos temas ligados aos direitos humanos, como violência contra a mulher, racismo, refugiados, escravidão e discursos de ódio nas redes sociais. No entanto, nenhuma das 90 questões trouxe, por exemplo, a temática LGBT que foi criticada pelo presidente Jair Bolsonaro na edição passada. Neste domingo, 3, os 5 milhões de candidatos inscritos fizeram a redação e 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas

NA REGIÃO

O primeiro dia do Enem registrou problemas com a documentação de estudantes, como esquecimento ou cópias de RG no Grande ABC. Na tarde deste domingo (3), a reportagem do Diário esteve na Fundação Santo André, na cidade andreense, e acompanhou relatos dos candidatos, que, além da documentação, alguns enfrentaram dificuldades em encontrar o prédio correto para realização da prova.

Os portões foram fechados às 13h e os alunos podem permanecer em sala até as 19h. Na etapa de hoje, o Enem terá provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;