Internacional Titulo
Greenpeace protesta em frente à Fiat de MG
Do Diário do Grande ABC
07/06/2000 | 15:30
Compartilhar notícia


Treze ativistas do Greenpeace, usando roupas anticontaminaçao, despejaram nesta quarta pela manha resíduos industriais na frente da sede da Fiat em Sao Paulo, na avenida Paulista. O material está sendo depositado ilegalmente por fornecedoras da empresa na regiao de Formiga, no oeste mineiro, a cerca de 180 quilômetros de Belo Horizonte. Os resíduos colocados na porta da empresa sao restos de tecidos, borrachas, plásticos e pedaços de portas de automóveis recolhidos pela entidade ambientalista durante visita à regiao, em maio.

"A Fiat, junto com seus fornecedores Interni e Formtap, estao entre os principais responsáveis pelo depósito mais de 30 mil toneladas de lixo industrial em cinco lixoes na zona rural de Formiga, trazendo risco ambiental também para Córrego Fundo, Arcos e Pains", disse Délcio Rodrigues, diretor de Campanhas do Greenpeace. Segundo Rodrigues, a maior parte desse lixo é formada por plástico PVC e foi queimada em fornos produtores de cal, comuns na regiao. A queima do PVC gera ampla variedade de compostos tóxicos, como dioxinas e furanos, que ameaçam de contaminaçao o solo e as águas do entorno. "Queremos que a Fiat e seus fornecedores retirem urgentemente toda a sucata dos lixoes e a leve para aterro industrial adequado, recupere ambientalmente a área, contrate uma empresa independente para fazer um estudo sobre a contaminaçao por metais pesados e organoclorados da voçoroca onde foram queimados os resíduos e apresente projeto de descontaminaçao da área", diz Rodrigues.

Para os ambientalistas, mesmo que a Fiat nao tenha sido a responsável direta pelo despejo dos resíduos, deve arcar com a remoçao dos resíduos e a descontaminaçao. "As empresas fornecedores nao sao independentes. Desde que descobrimos os depósitos, há cerca de um ano, tomamos todas as providências jurídicas, mas a Fiat nao atendeu nenhuma", disse Toninho Costa vereador da Comissao de Meio Ambiente de Formiga, presente à manifestaçao.

Délcio Costa entregou na portaria do edifício uma carta com as reivindicaçoes do Greenpeace, mas nao foi recebido por nenhum representante da Fiat.

Fiat - A assessoria de comunicaçao da Fiat, em Betim (MG), divulgou nota dizendo que a empresa nao é responsável pelo depósito irregular de resíduos em Formiga. Segundo o comunicado, só uma parte do material encontrado é originário dos fornecedores da indústria automobilística e a Interni e Formtap já se declararam, perante as autoridades ambientais e judiciais, totalmente responsáveis pelo material e têm protocolado na Fundaçao Estadual do Meio Ambiente (Feam), de Minas Gerais, o projeto técnico e ambiental de retirada dos resíduos.

"Embora nao tenha qualquer responsabilidade no episódio a Fiat Automóveis já exigiu desses fornecedores a retirada do material, com o objetivo de evitar danos ao meio ambiente e que sua imagem seja prejudicada por açoes de terceiros", diz o documento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;