Economia Titulo
Chanceleres da América Central e UE participam de reuniao
Do Diário do Grande ABC
22/02/2000 | 14:15
Compartilhar notícia


A consolidaçao da democracia na regiao, o balanço da ajuda após o furacao Mitch e a soluçao pacífica dos conflitos territoriais serao os pontos principais da declaraçao final que chanceleres da América Central e altos representantes da Uniao Européia definirao nesta terça-feira, na XVI Reuniao do Grupo de San José.

Segundo informaçoes do porta-voz da Presidência portuguesa, Fernando Neves, após a ``década histórica' na regiao, o clima é de otimismo entre os nove centro-americanos e os 15 europeus presentes ao encontro, que começou segunda-feira em Vilamoura (Sul de Portugal).

A América Central gostaria de dar mais destaque ao Grupo de San José, criado em 1984, e ofuscado nos últimos anos por acordos de cooperaçao e abertura comercial entre a Uniao Européia, o Mercosul e países como o México, informaram fontes hondurenhas.

A 16ª ediçao do encontro do Grupo de San José deu margem nesta segunda-feira à noite a uma pergunta: por que a América Latina enviou chanceleres e a Europa apenas embaixadores ou secretários de Estado?'. O ministro português das Relaçoes Exteriores, Jaime Gama, respondeu que ``é um costume neste tipo de reuniao'. ``Existem muitos encontros simultâneos, por isso as delegaçoes têm que fazer um revezamento entre seus representantes'.

Indagado sobre a ausência de Cuba, que participou da reuniao de cúpula entre a Europa e a América Latina em junho de 1999, Jaime Gama disse simplesmente que a ilha caribenha ``nao faz parte de nenhum dos foros presentes em Vilamoura' e que ``os contratos sao feitos ao nível de organismos regionais e nao de países'.

A Uniao Européia planeja se reunir separadamente com o México nas próximas semanas, para ratificar um acordo de livre comércio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;