Internacional Titulo
Protesto deixa 20 feridos e 66 presos no Paraguai
Do Diário do Grande ABC
19/11/1999 | 15:24
Compartilhar notícia


Um confronto, na madrugada desta sexta-feira, entre policiais e manifestantes deixou 20 feridos e 66 presos. Os manifestantes bloquearam por 20 horas a rota internacional número 7, em protesto pelo alto custo do pedágio.

Segundo testemunhas, policiais quebraram os vidros de vários caminhoes de eixo duplo que bloqueavam a rota a 25 km de Ciudad del Este (fronteira entre Brasil e Argentina) antes de desobstruir a via.

A atitude provocou a reaçao dos organizadores do protesto, que enfrentaram os policiais. Segundo o prefeito de Ciudad del Este, Juan Manuel Morales, vários vereadores locais estao na lista de detidos.

O chefe policial da cidade, comissário Antonio Ibarra, contou que ele mesmo sofreu pedradas na cabeça e nas pernas. Outros cinco agentes ficaram feridos. Segundo Ibarra, também houve feridos entre os manifestantes.

Desde o final de outubro, quando a estrada foi liberada depois de uma reforma, motoristas e caminhoneiros pagam uma média de US$ 10 ida e volta para percorrer um trajeto de apenas 30 km. As melhorias na Rota 7 foram autorizadas pelo Governo à empresa particular Tapé Porá (Caminho Lindo, na língua guarani), em troca da exploraçao dos pedágios por 30 anos.

Os moradores de Ciudad del Este e os caminhoneiros querem que o preço dos pedágios sejam reduzidos à metade pelo menos e anunciaram que, caso contrário, a populaçao do resto do país ficará isolada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;