Nacional Titulo
Petrobras pode ser multada em cerca de R$ 5 mi
Do Diário OnLine
16/07/2001 | 13:55
Compartilhar notícia


O secretário estadual de Meio Ambiente, André Correa, pretende multar a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, pela emissão de catalisador no ar.

Segundo o secretário, o acidente é possível de ser enquadrado como crime ambiental, e, para tanto, os técnicos da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente estão em campo caracterizando os danos, que permitirão a cobrança. André Correa disse que a multa pode chegar a R$ 5 milhões.

Um defeito na Unidade de Craqueamento Catalítico da Refinaria Duque de Caxias na noite de sábado provocou uma chuva de pó branco sobre oito bairros dos municípios de Duque de Caxias e Belford Roxo.

Técnicos da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) afirmaram que o pó químico é levemente tóxico e causa irritações na pele e nos olhos. Para os sintomas desaparecerem, é necessário que o local atingido seja lavado com água corrente. Algumas áreas já estão limpas, mas o trabalho continua nesta segunda-feira.

Médicos – A Petrobras enviou médicos e enfermeiros para realizar atendimento nos postos de saúde das comunidades, caso algum morador apresente problemas causados pelo pó branco.

Além disso, a empresa ainda contratou carros de som para percorrer os bairros de Duque de Caxias e de Belford Roxo para esclarecer os moradores da região sobre os procedimentos que Petrobras adotou para minimizar os efeitos da emissão de catalisador no ar.

A remoção do produto nas vias públicas deve terminar ainda nesta segunda-feira. Já com relação ao trabalho de limpeza nas residências e estabelecimentos privados, a empresa está cadastrando os moradores que autorizem o serviço.

Aulas suspensas – Duas escolas de São Bento, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, suspenderem as aulas desta segunda-feira por causa do pó branco, que permanece no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;