Internacional Titulo
Funeral de Obuchi leva vários dirigentes a Tóquio
Do Diário do Grande ABC
07/06/2000 | 15:18
Compartilhar notícia


Governantes de diversos países estao chegando à capital japonesa para assistir, amanha, aos funerais do ex-premiê Keizo Obuchi e as autoridades japonesas pretendem aproveitar a ocasiao para promover reunioes de alto nível.

Antecipa-se que serao tratados temas como a cúpula das duas Coréias, o comércio com os Estados Unidos no campo das telecomunicaçoes e as delicadas relaçoes entre Indonésia e Austrália.

O primeiro-ministro Yoshiro Mori marcou 15 reunioes esta semana, inclusive conversaçoes com o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, com o governante sul-coreano Kim Dae-jung e com o presidente indonésio Abdurrahman Wahid.

Clinton, que ficará em Tóquio menos de nove horas, também se encontrará com Kim para discutir a cúpula coreana da próxima semana.

Antes e depois do funeral haverá muitas reunioes entre os mais de 80 líderes internacionais que estarao em Tóquio. O chanceler Yohei Kono tem 16 reunioes previstas para esta semana.

Kono se encontrou hoje com o vice-primeiro-ministro russo Viktor Khristenko e discutiu a visita do presidente russo Vladimir Putin ao Japao, em agosto.

O funeral de Obuchi será realizado depois de uma cerimônia particular, realizada dois dias após a morte do ex-premiê, ocorrida em 14 de maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;