Esportes Titulo
COB premia os melhores atletas de 2005 nesta terça-feira
12/12/2005 | 23:32
Compartilhar notícia


A noite de gala do Esporte Olímpico Brasileiro ocorre nesta terça-feira à noite, no Teatro Municipal do Rio, com a premiação dos melhores atletas, feminino e masculino, de 2005. Na disputa pelo cobiçado prêmio estão, entre as mulheres, as ginastas Daiane dos Santos e Laís Souza, além de Natália Falavigna, do taekwondo. O judoca João Derly, o atacante da seleção de vôlei, Giba, e o velejador Robert Scheidt concorrem entre os homens.

Além dos melhores atletas de 2005, outros troféus serão distribuídos pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro). O destaque de cada uma das 41 modalidades esportivas também será homenageado, assim como dois atletas paraolímpicos: os velocistas Ádria dos Santos e Antonio Delfino. Entre os técnicos, Oleg Ostapenko, da seleção feminina de ginástica artística, foi eleito o melhor do ano e interrompeu uma seqüência de três títulos de Bernardinho, do vôlei.

Algumas homenagens especiais também estão previstas. Por causa da expressiva votação que receberam durante a indicação dos melhores, o COB optou por ofertar pela segunda vez na história da premiação o Troféu Hors Concours para o atacante Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona, e o nadador paraolímpico Clodoaldo Silva. Anteriormente, somente Ronaldo, do Real Madrid, havia ganho a honraria.

Neste ano, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva - concedido a atletas e ex-atletas que representem os valores éticos, esportivos e morais que marcaram a trajetória do triplista que dá nome ao título - será dado a Agberto Guimarães. Já o Troféu COI (Comitê Olímpico Internacional) irá para o Instituto Ayrton Senna.

Vanderlei Cordeiro, embalado pela conquista da medalha de bronze na Olimpíada de Atenas, e Daiane dos Santos, por causa dos bons resultados no Mundial e nas etapas da Copa do Mundo, foram eleitos os melhores de 2004. A atleta, se voltar a repetir o título, passará a ser a recordista do Prêmio Brasil Olímpico com um total de três triunfos em sete edições. Atualmente, ela, a também ginasta Daniele Hypolito e o tenista Gustavo Kuerten já conquistaram a honraria por duas vezes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;