Cultura & Lazer Titulo Beleza avantajada
Artista retrata corpo feminino
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
24/04/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


O corpo feminino é tema constante na obra do artista plástico Rafael Lucena, 28 anos, que apresenta contraproposta ao modelo de beleza considerado ideal. "Sempre gostei de trabalhar com a anatomia feminina e também sempre fui do contra. Liguei uma coisa à outra", resume o andreense.

Físicos avantajados que fogem do padrão de beleza sugerido por capas de revistas e desfiles de moda podem ser conferidos na exposição individual "Rafael Lucena na Casa do Olhar", que será inaugurada na quinta-feira, às 19h, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André.

Com curadoria assinada por Douglas Negrisolli, a montagem abarca nove grafites e 19 esculturas de produção recente - todas feitas nos últimos dois anos - que exploram a beleza das mulheres que estão acima do peso, sempre dotadas de confiança e ousadia. "Eu proponho discussão sobre a liberdade de não ligar para o que os outros falam, poder ser você mesmo e se valorizar", afirma Lucena, que trabalha a estética das ruas e da periferia de São Paulo, onde vive e produz.

Dois grandes painéis, acompanhados de outras telas menores, devem provocar nos visitantes questionamento sobre as possíveis razões para as manchas vermelhas espalhadas pelas obras. Seria dramatização da batalha pela conquista de espaço ou mero escorrimento ocasional da tinta? Segundo Lucena, a interpretação é particular de cada observador.

Devido à sensualidade retratada nas produções, Douglas Negrisolli recomenda idade mínima para visitação: 14 anos. O catálogo on-line das obras expostas ficará disponível para o público no site www.douglasnegrisolli.com/rafaellucena.

Rafael Lucena na Casa do Olhar - Exposição. A partir de quinta-feira, das 19h às 22h. Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto - Rua Campos Sales, 414 - Santo André. Tel.: 4992-7730. Terça a sábado, das 10h às 17h. Grátis. Até 26 de maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;