Economia Titulo
Fracassa tentativa do Brasil de mudar fórmula para negociar Alca
15/07/2003 | 22:38
Compartilhar notícia


O Brasil fracassou em sua tentativa de convencer seus parceiros da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), em especial os Estados Unidos, a aceitar a fórmula que considera mais pragmática para a condução dessas negociações até o fim de 2004. Elaborada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a proposta de divisão dos atuais temas da Alca em “três trilhos” foi apresentada e discutida na semana passada em El Salvador, durante a reunião do CNC (Comitê de Negociações Comerciais) da Alca, que terminou sem que a delegação brasileira colhesse sinal de aprovação.

A equipe do Brasil embarcara para El Salvador com uma mudança sintomática na linha de frente, a ausência do principal negociador da Alca, embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães. No momento em que o governo oficializou a criação do Departamento de Negociações Internacionais, cuja chefia caberia ao diplomata, o Itamaraty decidiu transferi-lo para a embaixada do Brasil no Marrocos. Para o posto, deverá ser indicado agora o ministro Regis Arslanian.

O silêncio dos parceiros da Alca em El Salvador aprofundou o impasse nas negociações. De um lado está o Brasil, que, com o apoio dos parceiros do Mercosul, não concorda com o atual formato das negociações da Alca. De outro, os outros 30 sócios do projeto, que não identificaram na semana passada nenhum benefício na adoção da nova arquitetura proposta pela diplomacia brasileira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;