Internacional Titulo
Polícia se prepara para evitar confrontos na Irlanda
Do Diário do Grande ABC
03/07/1999 | 17:44
Compartilhar notícia


O caminho entre a igreja de Drumcree e Portadown está fechado por um portao de ferro e por soldados armados dispostos a impedir neste domingo a passagem do desfile de protestantes pelo bairro católico desta cidade da Irlanda do Norte. As autoridades britânicas instalaram um cordao de isolamento nunca visto em Portadown, composto por arame farpado e tábuas dispostas de modo a impedir a passagem dos protestantes em qualquer direçao. Sobre o portao de ferro está uma pichaçao que proclama: ``Nao haverá governo para o Sinn Fein-IRA. Preferimos cair aqui'.

Portadown, onde 80% da populaçao é protestante, é um dos bastioes da oposiçao a divisao do poder com os católicos na Irlanda do Norte. A tradicional marcha da Ordem de Orange promete este ano passar pelas ruas da cidade representando todos os que sao contrários as propostas realizadas pelo primeiro-ministro britânico Tony Blair e seu homólogo irlandês Bertie Ahern, ao final de uma semana de negociaçoes sobre a aplicaçao do acordo de paz para a regiao.

Mais de 10 mil manifestantes sao esperados em Portadown por um dispositivo militar e policial sem precedentes que tentará evitar os conflitos que ha cinco anos envolvem os orangistas e a comunidade católica da cidade. O motivo da discórdia é a passagem da marcha da Ordem de Orange por um trecho de ruas católicas de Portadown.

Como no ano anterior, uma comissao independente proibiu a passagem dos orangistas pelo setor católico da cidade, mas a Ordem considera seu direito manter uma tradiçao centenária desfilando por um bairro que tem origem quase exclusivamente protestante.

O chefe de polícia da Irlanda do Norte, Ronnie Flanagan, teme uma nova onda de violência organizada por extremistas protestantes e para evita-la mobilizou 1.300 soldados na Irlanda do Norte, incluindo um batalhao de 400 homens estacionado em Portadown.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;