Nacional Titulo
Aeroporto de Recife é liberado após 56 horas
Do Diário do Grande ABC
05/01/1999 | 18:02
Compartilhar notícia


O Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, foi reaberto nesta terça à tarde, depois de 56 horas de interdiçao provocada por um acidente com um cargueiro Antonov, de fabricaçao russa, que pousou de barriga, às 5h45 do domingo. Os dois pousos de trens traseiros - formados por seis pneus cada um - nao travaram.  

A liberaçao da pista principal foi comemorada por passageiros que se aglomeravam no saguao do aeroporto, desde domingo pela manha. Os vôos internacionais voltaram a operar normalmente, assim como a decolagem e pouso de avioes de grande porte. A liberaçao ocorreu duas horas depois de o cargueiro ter sido rebocado para os hangares da Base Aérea do Recife.  

A operaçao de remoçao da aeronave, iniciada ao meio-dia de segunda-feira - que irritou os passageiros pela demora - também deu dor de cabeça aos técnicos responsáveis. Os problemas ocorreram devido ao tamanho do aviao, que pesa 140 toneladas, e nao mantinha uma padronizaçao semelhante aos avioes fabricados no Ocidente. A pista também teve de sofrer reparos por conta do choque provocado pelo pouso forçado. Normalmente, em acidente deste tipo, a retirada duraria no máximo quatro horas, segundo técnicos da Varig.  

Para erguer o Antonov foi necessária a colocaçao de um macaco hidráulico nas asas - que têm aproximadamente 5,5 metros de altura. O macaco nao conseguiu atingir a altura necessária. Para isso, a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) autorizou a compra de R$ 7 mil em madeira para ``calçar' o equipamento.   Quando os técnicos tentaram encaixar o macaco na asa, o encaixe do suporte da asa nao era o mesmo, o que obrigou a Infraero a construir outro. ``Foi difícil por conta das diferenças de padronizaçao da aeronave', explicou Andréa Arrais, assessora de comunicaçao da Infraero.

Outros problemas surgiram quando os técnicos tentaram acionar o trem de pouso. O bocal para instalaçao do gás nitrogênio utilizado também era fora do padrao do equipamento das aeronaves ocidentais. ``Isto é semelhante a um transatlântico numa pista', afirmou o coronel Telles Ribeiro, comandante da Base Aérea do Recife, que acompanhava a operaçao de retirada da aeronave.  

Segundo balanço parcial da Infraero, desde o domingo, 87 vôos foram cancelados, sendo 11 internacionais. Pelo menos 2,5 mil passageiros deixaram de embarcar no aeroporto. A previsao é de que o tráfego aéreo só se normalize no final da semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;