Cultura & Lazer Titulo
Agenda teatral tem duas peças
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
16/07/2002 | 20:26
Compartilhar notícia


Caminhos, de Fábio Carês, é a atração desta quarta ao segmento teatral da Mostra de Artes de Diadema, que se realiza no Teatro Clara Nunes. A Cia. Anima, dirigida pelo próprio Carês, sobe ao palco às 20h. O espetáculo, que mistura as gramáticas da dança, do circo e do teatro, procura traçar a trajetória do ser humano da concepção à morte. A entrada franca.

“Queremos mostrar, principalmente pelo trabalho de corpo, o que o cotidiano e a sociedade impõem ao homem”, afirma Carês. A infância e as relações amorosas, por exemplo, estão retratadas na montagem. “As ações falam de um homem que representa os seres humanos. Não há personagens na definição clássica, e sim a representação de elementos como o tempo e o amor”, diz.

A atmosfera do espetáculo é “um tanto gótica, meio down”. “Nossa visão não chega a ser pessimista. Talvez seja realista. O trabalho de criação teve como ponto de partida dois poemas de Augusto dos Anjos (Psicologia de um Vencido e Versos Íntimos) e um de Cris Souza e a música Caminhos, de Raul Seixas”, afirma o diretor.

Mauá – O Festival de Teatro de Mauá organizado pela Fetema (Federação de Teatro de Mauá) continua nesta quarta com A Farsa dos Mendigos, de Alex Moleta. Dirigida por Ronaldo Morais, a Cia. Quartum Crescente apresenta a peça às 20h, no Teatro Municipal de Mauá. Ingressos de R$ 3 a R$ 6.

Com personagens inspirados na commedia dell’arte (gênero teatral de grande aceitação popular nascido na Renascença italiana), o espetáculo venceu a Mostra Regional de Teatro Adulto de São Bernardo, no ano passado. Além disso, foram premiados Moleta (texto), Ideni Maria (atriz), Glaycon Luiz (ator coadjuvante) e Morais e James Silva (figurino). Ideni ganhou também o prêmio de melhor atriz na fase final do Mapa Cultural Paulista de 2000.

A ambientação do espetáculo é o Brasil de hoje. Bentão, um velho avarento, pretende casar a filha Isabela com o rico Vancleilson. Ela, porém, é apaixonada por Vantuil, assim como Joaquina. Servo de Bentão, Zé Quirino e os dois mendigos que justificam o título introduzem mais confusão na história.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;