Nacional Titulo
SP enfrenta racionamento de água a partir de 5ª
Do Diário do Grande ABC
28/05/2000 | 15:34
Compartilhar notícia


Começa na quinta-feira o racionamento de água promovido pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de Sao Paulo (Sabesp) que vai afetar cerca de 3 milhoes de pessoas na regiao metropolitana de Sao Paulo. A operaçao vai afetar os moradores das regioes sul e sudoeste da capital, assim como parte dos municípios de Taboao da Serra e Embu. Segundo a Sabesp o problema é causado pela falta de chuvas.

Inicialmente programada para ir até outubro, a operaçao deve ir até novembro. Por causa da estiagem, as reservas de água do Sistema Guarapiranga estao com cerca de 42% de sua capacidade total e a empresa optou pela operaçao para evitar que a represa fique em estado crítico.

De acordo com o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Antônio Carlos Mendes Thame, caso o nível fique abaixo de 20% será inviável a utilizaçao das águas da Guarapiranga por causa do estado de deterioçao em que se encontra, com esgoto e metais pesados concentrados no fundo de seu leito. Para evitar o pior, os técnicos da Sabesp esperam a chuva volte a cair no início da primavera.

O rodízio de água na cidade de Sao Paulo vai afetar 532 bairros, todos da zona sul e de parte da zona sudoeste abastecidos pela Represa de Guarapiranga. O racionamento funcionará no sistema 2 por 1 - dois dias com água e um sem. Os bairros foram agrupados em três blocos. No mês, cada bloco ficará ao todo dez dias alternados sem abastecimento.

No primeiro dia do racionamento, faltará água em bairros das regioes do Capao Redondo, Vila Mascote, Butanta, Vila Mariana, Americanópolis, Capela do Socorro e Jardim Arpoador. Outras regioes incluídas no rodízio: Morumbi, Pirajuçara, Vila Olímpia, Chácara Flora, Taboao da Serra, Embu, Interlagos e Jabaquara.

Em alguns casos, moradores de um mesmo bairro ou rua podem sofrer a falta d'água em dias diferentes. Esses bairros podem ter a sua área geográfica total incluída no rodízio, enquanto outros, parcialmente. A Assessoria de Imprensa da Sabesp informou que, nos casos em que o rodízio é parcial, moradores que quiserem saber se a rua onde moram terá racionamento podem ligar para o telefone 195.

Nos dias de falta d'água, o fechamento do reservatório das respectivas regioes será à zero hora e a reabertura, 24 horas depois. Segundo a Sabesp, dependendo da localizaçao do imóvel, a normalizaçao do abastecimento pode levar até seis horas, dependendo da localizaçao do imóvel. Em áreas mais altas, o retorno costuma demorar mais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;