Internacional Titulo
Suíça quer explicações sobre 19 vôos realizados pela CIA
Da AFP
09/12/2005 | 21:16
Compartilhar notícia


Um avião fretado pela CIA sobrevoou a Suíça 19 vezes desde o início de 2003, incluindo o dia 17 de fevereiro, quando os serviços secretos americanos seqüestraram o imame Abu Omar na cidade de Milão.
 
O aparelho "SPAR 92" sobrevoou por duas vezes o território suíço em 17 de fevereiro, explicou o porta-voz do bureau, Anton Kohler, informando que na primeira vez o avião procedia da base americana de Ramstein, na Alemanha e seguia para Aviano, na Itália. O segundo vôo fez a rota inversa.

O bureau desconhece se o imame seqüestrado e acusado de terrorismo estava a bordo do avião, disse Kohler, confirmando a informação divulgada hoje pela TV suíça.

O "SPAR 92" tem autorização de vôo permanente sobre a Suíça, expedida pelo bureau de Aviação Civil. No total, foram registrados 32 vôos de aparelhos americanos entre o início de 2003 e novembro de 2005, e em todos os casos "eram vôos privados", segundo Kohler.

Em 27 de novembro passado, a Suíça pediu explicações aos Estados Unidos sobre 27 vôos de aeronaves americanas sobre seu território, entre 2003 e 2004.

Em junho de 2005, a procuradoria italiana pediu a extradição de 22 agentes da CIA suspeitos de participação no seqüestro do antigo imame de Milão. O imame, que estava sendo investigado na Itália, foi levado para o Egito, onde permanece detido e afirma que foi torturado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;