Nacional Titulo
Funcionários expulsos de fazenda no Pará acusam MST
Do Diário do Grande ABC
09/11/1999 | 17:22
Compartilhar notícia


Quinze funcionários da empresa de aviaçao Taba, de Belém (PA), acusaram nesta terça-feira 70 sem-terra ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra de expulsá-los de uma fazenda na Ilha de Mosqueiro, a 58 km de Belém. De acordo com Ulisses Monteiro, líder dos funcionários, que se dizem donos da fazenda pelo fato de a Taba ter falido sem lhes pagar indenizaçao, os integrantes do MST estavam armados com espingardas e revólveres, prometendo atirar caso eles queiram entrar novamente na área.

A fazenda Taba está ocupada há sete meses por 140 famílias sem-terra. A Justiça já expediu duas liminares de reintegraçao de posse, os lavradores saíram antes de a Polícia Militar chegar, mas voltaram e ocuparam o local. "Nós temos documentos provando que a fazenda era da Taba, a área foi penhorada na Justiça do Trabalho a nosso favor", afirma Monteiro.

O líder do MST Fábio Costa afirma que Monteiro está distorcendo os fatos. "É um mentiroso, ele é quem comanda um grupo de homens que, sexta-feira passada, entrou armado na fazenda, atirando para o alto e levando pânico às mulheres e crianças". Costa argumenta que a pressao dos funcionários da Taba para retomar a fazenda "é inútil". Ele disse que as famílias já decidiram ficar no local. "Já plantamos feijao, milho e verdura, que estamos tentando vender para alimentar as famílias acampadas."

A direçao do Instituto Nacional de Colonizaçao e Reforma Agrária (Incra) em Belém nao quer se envolver com o problema, alegando que a fazenda está em área urbana. O Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e a prefeitura de Belém estao estudando uma soluçao para o problema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;