Cultura & Lazer Titulo
'Moulin Rouge' tem trilha sonora com luz própria
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
17/07/2001 | 19:26
Compartilhar notícia


Os musicais do cinema já não são mais os mesmos e, no caso de Moulin Rouge – Amor em Vermelho, isso é um elogio. O filme do australiano Baz Luhrmann, que estréia no Brasil só em 24 de agosto, é inovador sob vários pontos, a começar pela trilha sonora, já à venda pela Universal (R$ 25, em média). A estratégia da gravadora de lançar o disco com tanta antecedência é explicada pelo gerente de produto da Universal, Rodrigo Caldas. Segundo ele, o CD teve um sucesso estrondoso no exterior e nada mais justo que o público brasileiro tenha acesso antecipado à cobiçada coletânea.

Daí o otimismo dos executivos da Universal que esperam, só no Brasil, alcançar a marca de 100 mil cópias. O que parece um exagero para o gênero se explica pelo fato de a trilha de Moulin Rouge ter sido feita para agradar gregos e troianos, pois disseca os últimos 40 anos da música pop mundial, com arranjos feitos por uma turma de peso – Craig Armstrong, do Massive Attack, Bono Vox, do U2, e David Bowie, entre outros.

O capricho na produção é tanto que o diretor musical, Marius DeVires, consegue fazer com que os atores Ewan McGregor e Nicole Kidman cantem – e bem – na maioria das faixas. O melhor exemplo disso está em Elephant Love Medley, na qual fazem um dueto. A música reúne canções consagradas que falam sobre o amor – de U2 (Pride – In the Name of Love), a Whitney Houston (I Will Always Love You), passando por David Bowie (Heroes), Phil Collins (One More Night), John Lennon (All You Need Is Love) e Elton John (Your Song). A canção precisou ser criada especialmente para a cena em que o poeta Christian (McGregor) declara seu amor à cortesã Satine (Nicole).

A música de abertura, Nature Boy, é cantada por David Bowie e dá início à saga do inglês Christian no submundo de Paris, especificamente no bordel Moulin Rouge, onde descobre a boemia e o amor. O tema ganha nova roupagem para o encerramento, desta vez sob o dark eletrônico de Massive Attack, mas ainda com Bowie nos vocais. Em seguida, Lady Marmalade, francês clássico na voz de Labelle, é cantada pelas moderninhas Christina Aguilera, Lil’Kim, Mya e Pink, e introduz o público no famoso cabaré, seguida pela agitadíssima Because We Can, composta pelo cultuado DJ Fatboy Slim.

Com Sparkling Diamonds, Nicole entra em cena iluminada pela personagem e canta Diamonds are Girl’s Best Friend e Material Girl. Ela ainda brilha no solo One Day I’ll Fly Away e, acompanhada de McGregor, em Come That Way. Em El Tango de Roxanne, McGregor une-se ao ator Jacek Koman, no papel de um bailarino argentino, e a José Feliciano para reinterpretar o clássico Roxanne, do The Police.

A mistura heterogênea dá espaço ainda para a dançante Rhythm of the Night, cantada por Valeria, o rock Children of the Revolution, com Bono e Gavin Friday nos vocais, e a balada francesa Complainte de La Butte, interpretada por Rufus Wainwhright. Só faltou incluir a divertida versão de Like a Virgin, cantada pelos atores Jim Broadbent e Richard Roxburgh.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;