Internacional Titulo
EUA avaliam mudança em sua presença militar na Europa
Da AFP
10/02/2003 | 14:24
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos estudam uma mudança na natureza de sua presença militar na Europa, que poderia tomar como modelo o dispositivo estabelecido no Kuwait com a criação de plataformas para o envio de tropas, informaram os jornais The Washington Post e The New York Times nesta segunda-feira.

A idéia foi apresentada recentemente a parlamentares americanos pelo novo comandante das forças militares na Europa, general James Jones, e visa a adaptar a presença americana ao contexto pós-Guerra Fria.

O projeto consiste em passar de um sistema de quartéis para outro de depósitos de armamentos que possam ser utilizados a qualquer momento por tropas vindas dos Estados Unidos e que se revezariam entre Europa, África, Ásia e Oriente Médio.

No Kuwait, os Estados Unidos já têm um estoque de tanques, veículos e outros materiais e enviam regularmente militares para se exercitarem.

O ministro da Defesa alemão, Peter Struck, disse que o secretário de Defesa americano Donald Rumsfeld desmentiu neste fim de semana - após uma conferência de segurança em Munique - que os Estados Unidos tenham a intenção de fechar bases militares e retirar tropas da Alemanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;