Economia Titulo
Comércio entre países da Aladi cai 25%
Do Diário do Grande ABC
16/12/1999 | 17:45
Compartilhar notícia


Devido a "crises itinerantes', o comércio entre as 12 naçoes que formam a Associaçao Latino-Americana de Integraçao (Aladi) se reduziu este ano em 25,8%, totalizando U$ 32 bilhoes nas exportaçoes, informou nesta quinta-feira Juan Francisco Rojas Penso, secretário-geral do organismo.

O venezuelano Rojas Penso identificou como "itinerantes" as sucessivas crises internacionais que agitaram México, Asia, Rússia e Brasil, provocando graves crises financeiras que se refletiram em um comércio recessivo. Penso afirmou, contudo, que existem algumas perspectivas animadoras para o novo século e citou, especificamente, alguns sinais da recuperaçao do Brasil.

Rojas Penso salientou que a retraçao comercial dentro da Aladi foi particularmente severa, indicando que, enquanto em 1998 foram exportados U$ 43,2 bilhoes, este ano, as exportaçoes chegaram a U$ 32 bilhoes.

Contudo, acrescentou, no comércio global dos países da Aladi com o resto do mundo, as exportaçoes tiveram um aumento de 1,6% em 1999, passando de U$ 251,2 bilhoes para U$ 255,4 bilhoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;