Nacional Titulo
Thomaz Bastos diz que presídio federal pode abrigar Marcola
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
18/05/2006 | 19:14
Compartilhar notícia


O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, abriu a possibilidade de que um dos líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marcos Williams Camacho, o Marcola, seja transferido para um presídio federal. A vaga, segundo ele, ficará a disposição do governo de São Paulo.

De acordo com Bastos, o Departamento Penitenciário Federal já tem conversado com autoridades da área de segurança de São Paulo, do Rio de Janeiro e de outros Estados. "A gente pretende usar isso como um regulador de estoque nos sistemas penitenciários estaduais, a fim de evitar que os cabeças continuem nos lugares onde eles não devem estar", disse o ministro.

Para Bastos, a palavra-chave para resolver a situação de violência no país é integração, por meio da construção de um sistema de Segurança Pública Único no Brasil, com gabinetes de gestão integrada em cada Estado, afastando a idéia de rivalidade, por um trabalho de cooperação. O ministro disse que esse processo já foi iniciado, mas ainda não está concluído, embora já esteja funcionando bem em alguns Estados.

O governo central inaugura no dia 20 de junho o primeiro presídio federal de segurança máxima, no interior do Paraná. Segundo Thomaz Bastos, no local estarão disponibilizadas algumas centenas de vagas.

Eleitoral – O ministro da Justiça disse também temer que a discussão em torno da recente onda de violência em São Paulo vire objeto de disputa eleitoral. Ele criticou a reação da oposição, que atacou o ministro das Relações Internacionais, Tarso Genro, por ter dito que o governo de São Paulo preferiu negociar com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) a aceitar a ajuda do governo federal.

“Temos que discutir as questões, procurar os caminhos e integrar as forças, mas não sermos levados pela tentação do ano eleitoral e de tornar a questão uma disputa eleitoral, porque assim só vamos fazer mal para o Brasil”, disse Bastos em entrevista no Fórum Nacional do BNDES, no centro do Rio de Janeiro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;