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Pretensões sul-coreanas
Anelisa Lopes
Enviada a Mogi das Cruzes
26/07/2006 | 08:24
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Desde o fim da importação da van Besta, a sul-coreana Kia decidiu dar outro foco na comercialização de seus produtos no Brasil. Os planos de construir uma fábrica no país para produzir o caminhão Bongo, conforme anunciado em 2004, estão paralisados.

As importações do Oriente, no entanto, estão a todo vapor. Segundo Donato Collares Guimarães, diretor de vendas, a marca pretende mudar seu rótulo de montadora de utilitários para veículos de passeio e, para isso, está desenvolvendo ações específicas para atrair um público de poder aquisitivo mais alto.

Neste mês, já estão nas concessionárias a nova minivan Carnival e o sedã Magentis. O primeiro modelo, lançado em 1998, recebeu pequenas mudanças em 2001 e agora, reestilizado, chega para concorrer diretamente com a Chrysler Grand Caravan. Em agosto, será a vez do compacto Picanto desembarcar por aqui.

Com preço sugerido de R$ 139.900, a Carnival vem equipada com motor 3.8 V6 de 242 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 35 mkgf a 2.800 giros. O câmbio automático de cinco velocidades oferece trocas seqüenciais.

Na versão EX, única disponível para venda, a minivan traz vidros, retrovisores e travas elétricos, espelho auxiliar sobre o retrovisor para visualização do interior do veículo, piloto automático, portas corrediças laterais elétricas, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos de couro, ar-condicionado, rodas de liga leve, air bag duplo, sensores de estacionamento, freios ABS e CD player.

Apesar das quase três toneladas (2.780 quilos), o veículo tem bom desempenho na saída, graças aos seus 35 mkgf de torque (força) em baixas rotações. Com as trocas seqüenciais, a condução se torna mais ágil, mas esportividade não é o ponto forte do modelo, que prioriza o conforto.

Os assentos da segunda fileira podem ser rebatidos ou removidos. A porta do bagageiro, que tem capacidade para 912 litros (com três fileiras de bancos) fecha automaticamente.




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