Internacional Titulo
ELN diz que Plano Colômbia pode 'vietnamizar' o país
Do Diário do Grande ABC
06/09/2000 | 17:06
Compartilhar notícia


O segundo comandante do grupo guerrilheiro Exército de Libertaçao Nacional (ELN), Antonio García, disse nesta quarta-feira que existe a possibilidade de que o Plano Colômbia possa transformar o país em um novo Vietna. "Os Estados Unidos começam com assessores, instruçao, tecnologia, dinheiro e depois com tropas", disse o comandante durante coletiva com a imprensa estrangeira.

García chegou esta semana em Caracas para encontros com representantes do governo venezuelano, onde vai expor a posiçao do ELN sobre o processo de paz.

Para o chefe rebelde, o objetivo político do Plano Colômbia é fazer uma guerra sem quartel contra os grupos rebeldes que atuam no país andino. Afirmou, ainda, que as únicas vítimas visíveis desse processo serao os camponeses desarmados.

Segundo García, o Plano Colômbia terá conseqüências negativas para todos os países que fazem fronteira com a Colômbia, pois o agravamento do conflito armado pode limitar o intercâmbio comercial e levar mais insegurança e incerteza à regiao. Ele ainda admitiu que sua organizaçao está preocupada com a sofisticada estrutura bélica que os Estados Unidos levarao à Colômbia.

O guerrilheiro evitou comentar sobre a possibilidade de seu grupo aumentar a onda de seqüestros para obter recursos para fazer frente ao Plano Colômbia, mas reconheceu que o ELN seguirá adiante com sua política tributária para financiar sua política de ajuda às populaçoes pobres na Colômbia.

O Plano Colômbia, cujas valores alcançam US$ 7,5 milhoes, visa a erradicar os cultivos de narcóticos dentro de cinco anos e, simultaneamente, recuperar a economia, respaldar o processo de paz, fortalecer os mecanismos democráticos e de respeito aos direitos humanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;