Internacional Titulo
Greve de lixeiros coloca Uruguai em emergência ambiental
Do Diário do Grande ABC
08/06/2000 | 15:42
Compartilhar notícia


O governo uruguaio considerou nesta quinta-feira que existe uma situaçao de ``emergência ambiental', depois de nove dias de greve dos coletores de lixo da Intendência Municipal desta capital. Ricardo Gorozito, subsecretário do ministério da Vivenda, Ordenamento Territorial e Meio Ambiente, disse à imprensa que Montevidéu ``vive um estado de emergência ambiental e há que estudar rapidamente que medidas se podem tomar, caso nao se solucionar a situaçao'.

É um dos primeiros pronunciamentos do governo sobre o conflito que aflige as autoridades municipais.

Ainda que a Intendência Municipal tenha contratado coletores privados de outros pontos do país, a limpeza é lenta pela acumulaçao de até 5 mil toneladas de lixo em zonas de Montevidéu, onde vivem cerca de 40% dos 3,2 milhoes de habitantes de país. Dezenas de bolsas plásticas com resíduos tem sido rasgadas por catadores ou cachorros de rua, o que aumenta o problema da sociedade.

O sindicato da Associaçao de Empregados e Obreiros Municipais (Adeom), apelou para a greve devido a uma ``ordem de serviço', pela qual as autoridades municipais determinaram que em certas zonas os caminhoes fossem acompanhados de peoes.

Os sindicalistas, que reivindicam dois peoes por caminhao, disseram que o objetivo da Intendência é a privatizaçao total dos serviços, como já é feito nas zonas centrais da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;