Nacional Titulo
Sem-terra invadem fazenda no norte fluminense
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
12/07/2005 | 13:56
Compartilhar notícia



Cerca de 80 famílias de trabalhadores rurais sem terra invadiram a fazenda Arroz Dourado, próxima à localidade de Floresta, no município de São Francisco de Itabapoana, no Norte fluminense. A ocupação foi feita na madrugada desta terça-feira.

Policiais do 8º Batalhão, que fazem patrulhamento de rotina no local, informam que a ocupação é pacífica e ainda não houve pedido de reforço policial no local. A coordenadora do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) no Rio, Nely da Silva, disse que a ocupação é uma forma de pressionar o governo a acelerar os assentamentos.

"A fazenda já foi dada como improdutiva, mas até agora o processo de desapropriação não terminou. Enquanto isso, as famílias ficam sem ter onde morar e os trabalhadores sendo explorados nas plantações de cana-de-açúcar e de abacaxi", afirmou Nely.

Segundo o superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Rio, Mário Lúcio Melo Júnior, a vistoria confirmou a improdutividade da fazenda, que é uma área particular, mas o processo de desapropriação ainda não está concluído. Melo Júnior disse que por enquanto as famílias não serão retiradas da área, que tem 603 hectares.

Em todo o Estado cerca de 2 mil famílias aguardam assentamento. Desse total, 800 estão no norte e o restante na Baixada Fluminense, nas zonas Oeste e Sul do Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;