Cultura & Lazer Titulo
Três curtas são exibidos no Cacilda Becker, em S.Bernardo
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
02/08/2003 | 16:31
Compartilhar notícia


Três curtas-metragens nacionais recentes figuram na programação de hoje do Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, em evento batizado como Cine-Vídeo, Novos Realizadores. As exibições começam às 19h30 – a entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na bilheteria a partir de uma hora antes.

Os Alvos que Queremos Virgens (21 min), de Diaulas Ullysses, traz no elenco o ator Antônio Petrin e é uma produção da ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo), de Santo André. Diretor, roteirista (Julião) e diretora de fotografia (Tânia Crespo) são alunos da instituição andreense.

"É a história de um senhor que tem um filho com condições precárias de inteligência. No entanto, o rapaz tem um talento especial para fazer poesias, e o homem explora essa qualidade dele. Lê poemas para as pessoas em troca de comida", afirma Petrin, 65 anos de idade, 37 de carreira.

"Só que quando o filho se apaixona por uma menina, o senhor não o quer dividir. Um tema delicado, que não é utilizado normalmente em produções em curta-metragem. Os Alvos que Queremos Virgens é uma forma nova de fazer curta", diz Petrin.

Na realização do filme, o experiente ator trabalhou com jovens em começo de carreira, o que o agradou. "Quando eu era iniciante, os mais velhos também acreditaram em mim. Funciona como uma espécie de troca."

Segundo ele, tanto trabalhando com equipes jovens quanto com as experientes, sua função é praticamente a mesma. "Sou ator, o que consiste em tirar personagens do papel e dar vida a eles. Para isso não existe fórmula", afirma Petrin.

"Além de tudo, a equipe demonstrou muita consciência. Fui orientado por eles para realizar o trabalho e não interferi praticamente em nenhum momento. Foi uma atividade animadora. Acredito no talento desses novos cineastas", diz.

A programação tem ainda a exibição de Rasgue Minha Roupa (10 min.), comédia de Lufe Steffen, e Delectatio (28 min.), assinado por Chico Gláuter.

O primeiro é divulgado como "as aventuras do Bofe na Coleira na cidade grande, sempre perseguido por personagens bizarros." Já o outro é inspirado em personagem de Retrato do Artista Quando Jovem, romance de James Joyce, e tem ainda fragmentos de textos de Platão e Espinosa.

O Teatro Cacilda Becker fica na praça Samuel Sabatini, 50, Paço Municipal. O telefone é 4330-3444.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;