Cultura & Lazer Titulo
Vinte mil acompanham enterro de Patativa do Assaré
Do Diário OnLine
09/07/2002 | 19:26
Compartilhar notícia


Vinte mil pessoas acompanharam na tarde desta terça-feira o enterro do maior poeta popular do Brasil, Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. O sepultamento ocorreu às 18h no Cemitério São João Batista, em Assaré, a 623 quilômetros de Fortaleza.

A missa de corpo presente foi celebrada, às 16h na Igreja de Nossa Senhora das Dores, que fica em frente à casa onde ele morou nos últimos 24 anos. O cantor cearense Fagner prestou-lhe homenagem, cantando "Vaca Estrela e Boi Fubá".

Violeiros fizeram repentes durante o cortejo até o cemitério. Entre os presentes, haviam anônimos, políticos e pesquisadores. O ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB), acompanhou o funeral. "O Nordeste perdeu um de seus maiores poetas líricos. Ele era o representante maior da cultura popular", lamentou Tasso.

O atual governador, Beni Veras (PSDB), decretou luto oficial no Estado por três dias. Ele também acompanhou o enterro, assim como os principais candidatos ao governo cearense, senadores Lúcio Alcântara (PSDB), Sérgio Machado (PMDB) e deputado Welington Landim (PSB).

Patativa morreu em casa, na noite de segunda-feira, por volta das 19h, aos 93 anos. Teve falência múltipla dos órgãos, após ser acometido por pneumonia dupla.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;