Internacional Titulo
Costa peruana tem inverno anormal
Das Agências
04/07/2002 | 12:06
Compartilhar notícia


O inverno está se apresentando no Peru de forma incomum nos últimos dias, com baixas temperaturas, chuvas persistentes e umidade de 95% em Lima, neve em áreas onde jamais havia nevado, tempestades elétricas e vendavais que arrancam telhados de moradias no Sul.

O Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Senamhi) assinalou nesta quinta-feira à imprensa que esses fenômenos atmosféricos são conseqüência do 'anticiclone' do Pacífico Sul, um sistema de alta pressão (ventos frios) que viaja junto à costa peruana e que ao se chocar com os ventos quentes que chegam do Oeste (sistema conhecido como 'vanguarda') ocasiona transtornos no clima.

O Senamhi explicou que enquanto na costa as águas estão muito frias, a 30 milhas mar adentro, as águas estão quentes (22 graus centígrados), provocando um forte contraste que termina em desordem.

Esse desequilíbrio levou nos últimos dias Lima a sofrer temperaturas abaixo dos 17 graus (16 a 15 graus), nível incomum no inverno limenho, e segundo o Senamhi, em agosto a temperatura pode descer aos 12 ou 13 graus.

Além disso, o órgão meteorológico indica que a umidade, atualmente de 95%, pode aumentar em agosto.

A província de Tarata, departamento de Tacna (fronteira com o Chile), foi surpreendida por uma intensa nevada, que depois se estendeu a algumas províncias do departamento andino de Ayacucho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;