Cultura & Lazer Titulo
'Cavalo na Montanha' desembarca em S.Bernardo
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
09/11/2002 | 17:19
Compartilhar notícia


O relacionamento entre um cavalo que se transforma em homem e uma mulher que se transforma em égua. No campo da fábula, O Cavalo na Montanha, peça de José Antônio de Souza, desembarca neste domingo no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo, por meio da Caravana Paulista de Teatro, projeto da Secretaria de Estado da Cultura. A entrada é franca.

“O Cavalo na Montanha discute o amor entre diferentes. O Zé (o autor José Antônio de Souza) parte do princípio que o amor não respeita diferenças. Quando o amor existe, independe de diferenças”, afirma a diretora Bárbara Bruno Goulart. Paulo Goulart Filho é o cavalo em questão e Norma Gabriel, a mulher. “O cavalo tem uma parte humana e a mulher tem algo de égua. O Zé foi muito feliz, conseguiu contar uma fábula de poesia absoluta em forma de prosa”, diz.

A história se passa no Morro do Quebranto. “Esse é o lugar onde Deus vai vadiar. Então, tudo pode acontecer lá, a atmosfera é mágica. Normalmente as pessoas deixam as estrepolias para o diabo, mas o Zé acha que Deus é maior, tem direito de brincar”, afirma a diretora.

No Morro do Quebranto a água vira fogo, a pinga vira chá. Como? “Só assistindo ao espetáculo, não dá para verbalizar. É um processo emocional e de sensibilidade”, diz Bárbara.

O cenário, do artista plástico Eduardo Iglésias, é abstrato. Segue, portanto, a linha da direção, que se recusou a trabalhar dentro da linguagem naturalista – o que seria inadequado, já que se trata de uma fábula. Dessa forma, por exemplo, uma escada representa a montanha. “Pedi ao Iglésias que criasse uma imagem de quadro”, afirma Bárbara.

A montagem mescla as linguagens do teatro e da dança – Norma e Goulart Filho também são bailarinos. A interpretação foge da estética naturalista, “mas cria uma identificação com a platéia”. “Nada é hermético em O Cavalo na Montanha. O teatro tem de emocionar. Queremos que o público faça uma viagem conjunta com a gente. O teatro existe para dividir emoções”, diz Bárbara.

A trilha sonora foi composta especialmente para o espetáculo por Renato Jimenez, que recebeu indicação para o Prêmio Shell. A coreografia é de Dinah Perry.

O Cavalo na Montanha – Teatro. De José Antônio de Souza. Direção de Bárbara Bruno Goulart. Com Norma Gabriel e Paulo Goulart Filho. Domingo, às 20h. No Teatro Lauro Gomes – r. Helena Jacquey, 171, São Bernardo. Tel.: 4368-3483. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;