Cultura & Lazer Titulo TV
Negócios complicados

House of Lies investe nas relações de trabalho

Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
23/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O mundo dos negócios está prestes a ficar mais interessante. As ações sujas e sem escrúpulos para conquistar a confiança de um contratante são pano de fundo para 'House of Lies', que estreia hoje, às 22h, na HBO. Com boa dose de humor negro e tensão sexual, a série busca jogar na cara do espectador como o universo corporativo é movimentado por jogos de palavras complicadas para enganar a todos, dos grandes empresários ao público comum. Episódios inéditos irão ao ar sempre nas noites de segunda-feira.

Aproveitando a migração de alguns astros do cinema para a televisão em trabalhos de sucessos nos últimos anos, a atração tem como o protagonista Don Cheadle, conhecido por atuações de respeito em filmes como 'Homem de Ferro 2' e 'Hotel Ruandaa, pelo qual concorreu ao Oscar de melhor ator. Ele explora novo terreno no papel do mulherengo consultor de negócios Marty Kahn. O líder do grupo, que ainda conta com os jovens Clyde, Doug e Jeannie (Kristen Bell, dos seriados 'Veronica Mars' e 'Heroes'), precisa lidar com seus desconfiados possíveis clientes, a concorrência com a bem-sucedida companhia rival da ex-mulher e arrumar tempo para dar atenção ao filho pequeno.

No primeiro capítulo, o quarteto tenta convencer importante banco de investimentos - que acaba de arruinar a vida de diversos norte-americanos após um golpe - a deixar em suas mãos a missão de mudar a imagem da corporação. As conversas em salas de reuniões não são produtivas e eles buscarão informação em agitado jantar, mas somente depois de gastarem dinheiro em boate local. Em paralelo, o filho do protagonista briga pelo papel feminino em musical da escola.

O principal artíficio que chama a atenção é o constante diálogo entre Kahn e quem o assiste na TV. Em meio as ações, o tempo parece congelar enquanto ele quebra a chamada ‘quarta parede' e faz observações ácidas sobre seu trabalho ou desabafos tendo em vista a agitada vida privada. As inserções do real ponto de vista do personagem em relação a alguns fatos mostra como a falsidade acaba sendo uma arma em muitos momentos, seja para o bem ou para o mal.

'House of Lies' ainda parece muito corrido e com algumas pontas bem abertas. Talvez a maior aresta fique por conta dos auxiliares do protagonista, que ainda são uma incógnita quanto às suas intenções profissionais e pessoais. O talento e carisma de Kristen Bell não podem se restringir apenas ao papel de 'rostinho bonito' do grupo. Essas questões parecem ser respondidas ao longo da temporada, uma vez que a série já foi renovada por mais um ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;