Economia Titulo
Fracassam negociações sobre comércio mundial mais justo
Do Diário OnLine
Com Agências
24/07/2006 | 11:20
Compartilhar notícia


As negociações em torno da Rodada de Doha voltaram a fracassar entre os seis grandes protagonistas da OMC (Organização Mundial do Comércio): Austrália, Brasil, Estados Unidos, Índia, Japão e União Européia. Diante desse novo impasse, os esforços para instaurar uma nova ordem mundial de comércio estão suspensos por tempo indeterminado.

A Rodada de Doha, cujas negociações começaram em 2001 no Qatar, procura instaurar um comércio mundial mais justo para os países pobres, em particular no âmbito agrícola. De um lado, os países em desenvolvimento exigem que as nações desenvolvidas abram seus mercados para produtos agrícolas, reduzindo tarifas de importação e eliminando os subsídios aos produtores. Por outro lado, a União Européia e os Estados Unidos resistem em abolir tais subsídios, que tornam seus produtos agrícolas mais baratos nos mercados mundiais. Além disso, uma disputa entre Europa e Estados Unidos na qual Washington pede a Bruxelas que reduza mais suas tarifas alfandegárias sobre as importações agrícolas complica as negociações.

Nesta segunda-feira, os ministros do G6 retomaram as conversas iniciadas no final de semana em Genebra, mas novamente não houve acordo. Os representantes dos países em desenvolvimento julgaram insuficiente a proposta americana de reduzir seus subsídios em torno de US$ 20 bilhões anuais.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;