Internacional Titulo
Mais de 3 mil chechenos teriam cruzado fronteira
Do Diário do Grande ABC
18/02/2000 | 13:59
Compartilhar notícia


Mais de três mil chechenos cruzaram a fronteira para a república russa vizinha da Inguchétia em apenas dois dias, sendo 500 deles vindos do Sul da Chechênia, onde se concentra a ofensiva militar russa, informou esta sexta-feira, em Genebra, o porta-voz do Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR), Ron Redmond.

Muitos dos 180 mil civis chechenos desabrigados na Inguchétia dizem que querem voltar a seus lares, mas nao o fazem por causa dos testemunhos e informaçoes sobre as violaçoes dos direitos humanos na Chechênia, explicou o porta-voz.

``Pessoas que voltaram à Inguchétia depois de breves visitas para verificar a situaçao nas regioes da Chechênia controladas pelos russos sao testemunhas dos saques, incêndios e abusos dos soldados russos', disse Redmond.

``Apesar de a ACNUR nao estar presente na Chechênia e nao ter informaçoes de primeira mao sobre o território, estamos preocupados com os testemunhos que dao conta dos maus tratos nos acampamentos de detençao denunciados pelas associaçoes humanitárias'.

``Os refugiados dizem que o pior acontece geralmente nas zonas conquistadas recentemente pelas tropas russas, antes do estabelecimento de uma administraçao civil'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;