Política Titulo
Vice-prefeitos do Grande ABC são atuantes
Juliana Gattone
Do Diário do Grande ABC
15/04/2001 | 20:02
Compartilhar notícia


Os vice-prefeitos do Grande ABC têm, em sua maioria, grande participação nas administrações. Alguns, além de vice-prefeito, são também secretários e abraçam causas sociais.

Esse é o caso do substituto de Oswaldo Dias (PT-Mauá), Márcio Chaves Pires. Além de vice, ele também é superintendente da Sama (Saneamento Básico de Mauá) e assumiu, recentemente, a secretaria de Saúde do Município. Nos primeiros três meses, além de ajudar o prefeito a resolver o problema da “dança das cadeiras” entre o secretariado, ele visitou as UBS (Unidades Básicas de Saúde) da região. Chaves também tem seu nome cogitado para ocupar a presidência do diretório municipal do partido. Nada foi definido ainda. Já surgiram outros nomes que devem disputar a vaga, mas comenta-se que o vice seria o candidato com mais chances de ser eleito.

A vice de Rio Grande da Serra, Rita Serrano (PT), se encaixa no mesmo quadro de Chaves. Ela acumulou duas funções ao assumir a pasta de Cidadania e Ação Social. Durante os primeiros meses do mandato, ajudou o prefeito Ramon Velasquez (PT) a definir mudanças no município e implementou o programa Complementando Renda, que libera uma salário mínimo por mês às famílias carentes.

Em Diadema, o vice de José de Filippi Jr. (PT), Joel Fonseca (PT), trabalha para conseguir novas vagas de emprego, mas não é secretário. Ele incentivou e conseguiu a adesão de diversas empresas ao programa Adolescente Aprendiz e também trabalha para inauguração da Central de Trabalho e Renda, no início de maio.

Jair Diniz (PT), que é vice da prefeita Maria Inês Soares (PT-Ribeirão Pires), trabalha para melhorar a comunicação entre a Prefeitura e a sociedade civil. Além disse, ele realiza projetos na área de segurança, como construção de reformas das bases comunitárias. Neste último mês, Diniz esteve empenhado em conseguir apoio de empresários para a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Pilar, que será realizada do dia 27 de abril a 1 de maior.

Em Santo André, o vice-prefeito João Avamileno (PT) já assumiu em duas ocasiões: quando o prefeito Celso Daniel (PT) viajou para Nairóbi (Quênia) e para a Europa. Avamileno faz a manutenção da base governista no Legislativo e também colabora nas discussões do Orçamento Participativo. Além destas atribuições, ele é presidente do diretório municipal do PT.

William Dib (PSB) é vice do prefeito de São Bernardo, Maurício Soares e, segunda a assessoria de imprensa da Prefeitura, ele pode ser considerado uma assessor especial do Maurício. Mas, nenhum projeto específico de Dib foi divulgado pela assessoria.

Em São Caetano, o vice Sílvio Torres (PTB) representa a cidade em nome do prefeito Luiz Tortorello (PTB) em comissões da região metropolitana. Segundo a assessoria de imprensa, ele também realiza atendimento ao público.

Segundo a Constituição Federal, de 1988, o vice-prefeito tem por obrigações substituir o prefeito em caso de licença ou impedimento e o sucede em caso de vaga, além de auxiliá-lo na direção da administração. Mas a Constituição prevê também pena de extinção do mandato caso o vice se recuse a substituir o prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;