Política Titulo
Aidan não mudará comando do Semasa
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
09/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), não cederá às pressões da oposição. O chefe do Executivo afirmou, por meio de sua assessoria, que não substituirá o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Ângelo Pavin, em decorrência das ameaças do PT.

Presidente municipal petista, o vereador Tiago Nogueira cogitou a possibilidade de a legenda ingressar no Ministério Público contra a nomeação de Pavin, pelo fato de ele ser médico. Segundo legislação de 1969, que transformou o Departamento de Água e Esgoto em autarquia (com a denominação de Semasa), somente poderia assumir o cargo quem fosse formado em engenharia.

A Prefeitura rechaça qualquer irregularidade. E cita lei genérica de 1997, segundo a qual a única exigência pedida para o provimento do cargo é que o superintendente tenha curso superior completo.

Especialistas consultados pela reportagem garantiram que o fato de haver uma legislação posterior sobre o assunto automaticamente anula a anterior.

Pavin foi convidado pelo prefeito Aidan Ravin após não conseguir se reeleger vereador em São Caetano. O petebista tentou o quarto mandato legislativo consecutivo, e obteve 1.497 votos - tornando-se o segundo suplente da coligação formada por PTB e PRTB.

Além da dúvida jurídica na nomeação, outro fato que gerou desgaste à imagem do novo superintendente do Semasa foi o fato de ele ter assinado portaria por meio da qual nomeava o irmão, Vicente Roberto Pavin, assistente de coordenação de Obras da autarquia.

Ocorrida no início da semana, a nomeação - que caracterizaria nepotismo (concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público) - foi feita, segundo a Prefeitura, "por engano".

A municipalidade afirmou que a portaria seria anulada na quarta-feira (anteontem), mas não cumpriu o prometido devido a um novo "erro interno" do funcionário responsável pelos editais.

O Paço promete encerrar hoje o mal-entendido, com a publicação da portaria que torna sem efeito a nomeação do irmão de Pavin. Segundo o poder público, quem assumirá o cargo de assistente de coordenação de Obras é Eugenio Voltarelli Junior, também de São Caetano, onde exerceu a função de presidente do Conselho Municipal de Segurança.

Assim como o Diário havia antecipado, Aidan começou a nomear para cargos de comissão vereadores que não conseguiram a reeleição em Santo André. O primeiro foi o tucano Marcos Medeiros, cuja pretensão era ser secretário da futura Pasta de Segurança. Mas ele será coordenador de programa III da Chefia de Gabinete, um cargo de articulação política.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;