Política Titulo
Câmara populariza ações de vereadores
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
07/06/2010 | 07:43
Compartilhar notícia


A população de Santo André terá em breve nova forma de contato com os 21 vereadores. Para melhor aproveitar o tempo de exibição dos trabalhos na TV Câmara (em espaço comercial da TV Assembleia), a Assessoria de Comunicação do Legislativo começa a produzir nesta semana o programa Retrato Parlamentar - irá ao ar a partir de 3 de agosto, após o recesso de julho.

A iniciativa pretende funcionar como prestadora de contas dos mandatos, além de oferecer publicidade padronizada aos pares. Nela, os políticos da Casa poderão contar suas histórias e trajetória de vida pública, além de discursar sobre projetos de relevância.

Os programas (um para cada vereador) terão a duração de 15 minutos e serão exibidos durante os intervalos das sessões ordinárias, (realizadas nas tardes de terças e quintas-feiras), ato de praxe no Legislativo andreense, em que os parlamentares discutem as matérias incluídas na pauta do dia - atualmente o espaço é utilizado para veicular gravações de sessões solenes.

As entrevistas serão produzidas sempre às sextas-feiras, seguindo critérios hierárquico (cargos exercidos na mesa diretora) e alfabético. Desta forma, os primeiros contemplados pela iniciativa serão o presidente da Câmara, Sargento Juliano (PMDB), o vice, Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho (DEM), e o primeiro-secretário, Paulinho Serra (PSDB).

Como a mão de obra ficará a cargo da equipe técnica da Comunicação, não haverá mais encargos para o programa, que será gravado até o início de setembro.

 

Conteúdo burocrático e maçante das sessões motiva proposta

 

Retrato Parlamentar foi idealizado pelo vereador Ailton Lima (PDT). O pedetista diz que a principal motivação para encaminhar a proposta foi ouvir reclamações de telespectadores que integram parte de seu eleitorado, e que mal compreendem os trâmites burocráticos das plenárias.

"Parte das sessões é destinada às leituras de protocolos de proposituras, e isso não é atrativo para quem assiste. É só ‘encaminhe-se, encaminhe-se'... Passa a impressão de que não fazemos nada", define, ao citar os encaminhamentos conferidos pelo presidente da Câmara, Sargento Juliano (PMDB).

Para Lima, fica caracterizado desperdício do tempo das sessões destinado à televisão - são quatro horas de transmissão ao vivo por dia de plenária, das 15h às 19h. "Com o programa, cada vereador pode falar sobre suas realizações e também sobre suas frustrações, que acredito ocorrerem em maiores proporções", defende.

O pedetista analisa que em algumas situações os vereadores estão restritos a aprovar projetos do Executivo, condição desconhecida pela população. "Nosso papel, muitas vezes, é o de agente comunitário. Podemos externar esta dificuldade."

Responsável por avalizar o Retrato Parlamentar, Juliano descarta a possibilidade de o programa servir como promoção pessoal. "Será uma ferramenta de comunicação do vereador com o seu eleitor, expondo detalhes do trabalho realizado durante o mandato. Somos vereadores em exercício e não candidatos a cargo público eletivo", argumenta o peemedebista.

Para Marcelo Chehade (PSDB), o novo canal de comunicação entre os vereadores e a população de Santo André trará transparência aos mandatos. "Além de aumentar o acesso à informações sobre as atuações dos vereadores na Câmara, dará aos moradores mais condições de cobrar o seu político na cidade", projeta o tucano.

Ailton Lima revela apreciar a ideia de expandir as imagens dos parlamentares, inclusive em jornais do Grande ABC. "Mas, no entender de nossa assessoria jurídica, não é possível utilizar verba para publicidade nestes casos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;