Nacional Titulo
Diretor preso confirma esquema de propina
Do Diário OnLine
20/05/2003 | 21:10
Compartilhar notícia


Um dos diretores do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de São Paulo, que se entregou à polícia nesta terça-feira e não teve seu nome revelado, confirmou a existência de um esquema de propina entre a entidade e os empresários. De acordo com a denúncia, o sindicato recebia da Transurb (sindicato patronal) 5% da verba destinada aos planos de saúde. Esta verba representaria algo em torno de R$ 150 mil por mês.

Desde segunda-feira, 13 diretores do sindicato foram presos. Eles são acusados de receberem propina para incitarem greves. Essas paralisações eram uma forma utilizada pelos empresários para pressionara a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria de Transportes Públicos a aumentarem os preços das passagens.

Todos estão detidos na Superintendência da Polícia Federal e devem prestar depoimento a partir desta quarta-feira. No início da noite, a Justiça decretou a prisão temporária dos 17 integrantes do sindicato. O prazo da prisão temporária, que vence na sexta-feira, deverá ser prorrogado.

Foragidos - Até o momento, apenas quatro sindicalistas ainda não foram detidos. São eles: Paulo César Barbosa, José de Jesus e José Domingos da Silva, além de uma quarta pessoa cujo nome não foi divulgado.

Durante todo o dia, mais duas pessoas envolvidas se entregaram. O tesoureiro Gerson da Silva Machado, conhecido como Fubá, e Edvaldo Gomes da Silva, o Dentinho. Este segundo é um dos que mais chamam a atenção da polícia nas investigações. Ele teria um imóvel na cidade de Itu, interior de São Paulo, avaliado em mais de R$ 200 mil.

Empresários - A equipe de investigação da PF procura agora levantar os nomes dos empresários que teriam pagado propina aos diretores. Até o momento, a polícia já identificou seis empresários. No entanto, as identidades foram mantidas em sigilo para não atrapalhar as investigações.

Documentos com anotações suspeitas foram apreendidos na sede da instituição na segunda-feira. Os papéis trazem anotações suspeitas que mostram a relação da entidade com algumas empresas de ônibus da cidade, inclusive com o registro de comissões pagas aos sindicalistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;