Economia Titulo
Colômbia registra déficit fiscal de 5,5% do PIB
Do Diário do Grande ABC
15/02/2000 | 14:25
Compartilhar notícia


A Colômbia registrou em 1999, um déficit fiscal de 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo divulgou nesta terça-feira o Controlador Geral da Naçao, Carlos Ossa Escobar. Para este ano, a estimativa é de que o déficit fique em 3,5% do PIB, graças ao crescimento da receita com as exportaçoes de petróleo. O preço do produto vem aumentando no mercado internacional, o que deve elevar o faturamento da estatal Ecopetrol em US$ 400 milhoes.

'Com as receitas de petróleo o governo pode financiar o déficit com recursos internos, sem necessidade de buscá-los fora, o que contribuirá para manter baixas as taxas de juros e facilitar o setor privado na tarefa de reativar a economia``, explicou o presidente da Ecopetrol, Alberto Calderón. No ano passado, a economia colombiana recuou 5%, mas para este ano a expectativa do governo é de crescimento de 3%. Economistas da iniciativa privada, no entanto, prevêem que reaquecimento ficará em 1,5%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;