Economia Titulo
Pesquisa aponta estabilidade no desemprego no RS
Do Diário do Grande ABC
30/11/1999 | 15:35
Compartilhar notícia


A taxa de desemprego nos 22 municípios da regiao metropolitana de Porto Alegre passou de 19 6% da Populaçao Economicamente Ativa (PEA) para 19,7%. Foi o que apontou a ediçao divulgada nesta terça e referente a outubro da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Fundaçao de Economia e Estatística/RS (FEE) com outras quatro instituiçoes. A taxa foi considerada estável pelo estudo. Calcula-se que 351 mil pessoas estejam desempregadas na área.

Um quadro comparativo da PED indica que os percentuais da Grande Porto Alegre tem sido bastante semelhantes aos de outras quatro regioes metropolitanas nos últimos meses. Em agosto, por exemplo, Brasília tinha 21,9% de desempregados; Sao Paulo, 19,6%; Belo Horizonte, 18,1%; e Porto Alegre, 19,6%. Apenas Salvador destoava com 28,7% de trabalhadores sem emprego.

Na Grande Porto Alegre, 13 mil postos foram gerados em outubro mas esta oferta foi menor do que o ingresso de 18 mil pessoas no mercado de trabalho dos 22 municípios pesquisados. A indústria criou seis mil empregos, repetindo o crescimento do mês anterior. No comércio, surgiram seis mil vagas novas. No setor de serviços, o crescimento foi bem mais modesto (mais mil postos). O contingente de ocupados subiu 1%. A ampliaçao foi devida ao número de trabalhadores do setor privado com carteira assinada. Segundo a FEE, interrompeu-se um "movimento descendente", constatado nos três meses anteriores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;