Automóveis Titulo
Lada irá produzir novo Niva em parceria com a GM
Sérgio Vinícius
Do Diário do Grande ABC
27/03/2001 | 18:28
Compartilhar notícia


Depois de “clonar” o Suzuki Vitara com o Tracker, a General Motors investe mais uma vez em parcerias para ganhar espaço no segmento de utilitários esportivos. A montadora americana e a russa AutoVAZ (conhecida no Brasil como Lada) formaram, há pouco tempo, uma joint venture para produzir novamente o SUV Niva em uma fábrica perto de Moscou, na Rússia. Embora esse seja apenas o primeiro projeto conjunto de ambas, GM e Lada esperam, em breve, iniciar o desenvolvimento de mais automóveis em parceria.

Esperança, diga-se de passagem, é a palavra de ordem na joint venture. Os dois lados acreditam que irão crescer com o trabalho mútuo, embora os problemas sejam grandes – o principal deles é a falta de dinheiro da AutoVAZ. O primeiro estágio da parceria, que será iniciada em 2002, prevê a substituição do velho jipe Niva, que tem mais de 25 anos, e a produção de 75 mil unidades de um novo utilitário esportivo na planta da AutoVAZ na cidade de Togliatti, sudoeste de Moscou.

Por enquanto, o preço do utilitário está estipulado em menos de US$ 8 mil. “O modelo deverá ser chamado de Chevrolet Niva dentro e fora do mercado russo”, explica Vladimir V. Kadanikov, um dos principais diretores da AutoVAZ. No projeto de revigoração do Niva, a GM entrará com a parte financeira e um ou outro aperfeiçoamento para o modelo e a Lada, com o novo desenho do utilitário, além de, é claro, dispor mais de 90% da tecnologia e montá-lo em sua planta russa. “Já terminamos o novo design do Niva, mas não temos dinheiro suficiente para completar o processo de montagem”, informa Kadanikov.

GM e AutoVAZ têm, cada uma, 41,5% das ações do grupo. Os 17% restantes pertencem ao European Bank for Reconstruction and Development. Para reativar a linha de montagem, os parceiros já investiram cerca de US$ 332 milhões no projeto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;