Internacional Titulo
EUA oferecem proteçao nuclear à Coréia do Sul
Do Diário do Grande ABC
15/01/1999 | 11:27
Compartilhar notícia


Autoridades de Defesa norte-americanas e sul-coreanas exigiram nesta sexta-feira que a Coréia do Norte cesse seu programa de mísseis de longo alcance, advertindo Pyongyang sobre uma possível represália nuclear, em caso de ataque a seu vizinho do Sul.

O ministro da Defesa sul-coreano Chun Yong-Taek relacionou os boatos sobre uma crise com o Norte ao temor de que a Coréia do Norte lance outro míssil de longo alcance Taepo-dong. No último dia 31 de agosto, o lançamento de um míssil de longo alcance da Coréia do Norte, que sobrevoou o Japao, alarmou todos os países do Leste da Asia, ao mostrar o impressionante avanço da capacidade tecnológica dos norte-coreanos de desenvolver aparelhos teleguiados de longa distância.

Tal lançamento ``minaria a estabilidade da península coreana', declarou Chun numa conferência de imprensa, junto ao secretário de Defesa norte-americano, William Cohen.

Num comunicado conjunto, após a reuniao anual de segurança, Cohen e Chun ``advertiram a Coréia do Norte para que cesse as provas, o desenvolvimento, o lançamento e a exportaçao de mísseis'.

``Esperamos que o Norte prefira reduzir as tensoes, a resistir à tentaçao de lançar mais mísseis Taepo-dong e criar instabilidade na regiao', declarou Cohen.

Os Estados Unidos estao dispostos a dar proteçao nuclear à Coréia do Sul, em caso de ataque da Coréia do Norte, afirma o comunicado, em resposta às suspeitas de que o programa de mísseis norte-coreano esteja ligado ao desenvolvimento de um programa nuclear.

``O secretário Cohen reiterou o compromisso norte-americano, de proporcionar assistência rápida e efetiva à Coréia do Sul para recharçar um ataque armado', acrescenta a nota.

Chunc afirmou que ele e Cohen discutiram ``medidas diplomáticas e militares' para responder ao lançamento de um míssil ou à existência de uma instalaçao subterrânea na Coréia do Norte, em que Washington suspeita se desenvolver o programa nuclear norte-coreano.

Os ministros da Defesa afirmaram ter discutido sobre o envio de reforços norte-americanos, em caso de crise e de forças dissuasivas contra qualquer ataque norte-coreano que utilize armas químicas e biológicas ou mísseis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;