Internacional Titulo
Primeiro-ministro de Israel acha que separaçao será é garantia de paz
Do Diário do Grande ABC
24/10/1999 | 18:33
Compartilhar notícia


A separaçao física entre Israel e os palestinos tem sentido do ponto de vista político, moral, econômico e de segurança, e contribuirá para a segurança israelense a longo prazo. A afirmaçao foi feita pelo primeiro-ministro Ehud Barak, que considera a construçao de uma cerca ao longo da Cirjordânia, como parte de uma separaçao entre os dois povos num acordo de paz definitivo entre as duas partes, segundo informou sua assessoria na semana passada.

Barak disse aos integrantes de seu gabinete que nao deseja romper relaçoes entre Israel e a Administraçao Palestina, mas sim aumentar a cooperaçao, segundo as atas da reuniao deste domingo. "Estamos falando sobre uma separaçao que criará bons vizinhos, respeito mútuo e cooperaçao, que irao refletir os interesses de ambas as partes", disse Barak. Ele, no entanto, nao entrou em detalhes sobre nenhum possível plano de reduzir o número de palestinos que trabalham em Israel.

Essa mudança prejudicaria a economia palestina, que depende em grande parte do mercado israelense devido ao fato de que dezenas de milhares de palestinos entram em Israel todos os dias para trabalhar. Segundo as atas deste domingo, o primeiro-ministro reconhece a importância de mao-de-obra palestina em Israel para a economia palestina em desenvolvimento e que deseja impulsioná-la. Mas os palestinos desconfiam de uma separaçao total.

`Qualquer resultado final sobre a criaçao da zona deveria ser resultado de negociaçoes``, disse o assessor do líder palestinos Yasser Arafat, Nabil Aboourdeineh. Barak, eleito em maio, retomou o processo de paz que havia sido congelado por seu antecessor e deu início às conversaçoes com os palestinos sobre um acordo definitivo, que espera fechar em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;